PUB

Sociedade

Homenagem a Manuela e João Paulo: 33 anos de história

Manuela Garcia e João Paulo Spencer conheceram-se há mais de 30 anos. O romance começou na Alemanha, em Novembro de 1988. Três anos depois, em Junho de 91, nascia a filha Sarah. Em outubro de 95, o Hélder veio ao mundo, para completar a felicidade do casal. Hoje, 33 anos depois, oficializam a união perante a igreja, perante Deus e aos olhos de um grupo de amigos que os têm acompanhado quase que uma vida inteira. Cientes de que os exemplos destes dois extraordinários seres humanos extravasam uma amizade entre amigos, prestamos, com a cumplicidade do jornal A NAÇÃO, a nossa homenagem a este casal, cujos valores como o altruísmo, a amizade e o amor ao próximo podem ajudar-nos na caminhada de nos tornar pessoas melhores.

Amigos desde tenra idade, uns enquanto alunos do Liceu Domingos Ramos – que hoje se eterniza através do grupo MDL (Minis di Liceu Domingos Ramos), outros, mais tarde, ao decidirem desbravar os caminhos do desconhecido pelo mundo afora.

Um percurso todo ele construído a base de uma amizade inabalável, leal e sempre presente, não obstante essa presença muitas vezes tivesse de ser a quilómetros de distância.

De perto ou de longe, viram nascer, amadurecer e dar frutos o amor de dois jovens que ‘’nasceram um para outro’’.

 

“Quando o menino João Paulo chegava para uma boa paródia e depois de um sumo de maracujá (ahahahah) e sempre assegurando o bigodinho, era Manu para cá, Manu para lá. Espertiiiinho. Lá mais para os finais de 1990 chega, umas das colegas do grupo, “bonézera”, com uma suposta bomba: ‘Tere’, novidade. E eu, mais uma? E o resto já sabemos. Até que no dia 24 de Junho de 1991 recebemos a boa notícia – nascia a Sahara, uma moreninha, careca, muito linda que marcou a vida deste casal amigo para sempre e é por isso que 30 anos depois estamos aqui a testemunhar esta linda história do vosso amor”, recorda, com carinho, Tereza Lopes Henriques.

 

Manuela, amiga e entusiasta

‘’Conheci a Manuela no Liceu e nos tornamos amigas desde então. Entretanto, cada uma seguiu o seu rumo, com o objetivo de fazer a sua formação, e nos reencontrámos alguns anos depois, de regresso ao país. Tornámo-nos colegas de trabalho e formámos o grupo MDL, com o objetivo de aproximar todos os ex-colegas do liceu Domingos Ramos da geração de finalistas de 84, e reavivar as nossas relações de amizade e confraternização’’.

Antónia Cardoso reconhece em Manuela uma colega de escola bondosa, honesta e humilde, uma profissional dedicada, comprometida e uma verdadeira entusiasta, mas sobretudo uma amiga leal e uma esposa perfeita para João Paulo.

 

 

Os sentimentos que Manuela desperta ecoam em uníssono quando os amigos falam da sua personalidade, sabedoria e discrição, assim como ressalta a amiga Maria da Luz Lima. “Minha colega do Liceu Domingos Ramos entre finais de 1970 e até 1984, e que se tornou muito especial na minha vida. (…) Nem a distância, durante a época da licenciatura, fez baixar o carinho e o afeto mútuo. Que o seu matrimónio seja coroado de bênçãos e muita Luz Divina, minha querida ao lado do teu dedicado esposo. Preciso dizer que amo-te? Tu sabes isso muito bem, pois sinto que sou amada por ti. Que a nossa amizade e o nosso amor de irmãs, continue sempre assim’’.

 

 

Fernando Ortet, também ex-colega do LDR e amigo, enaltece a positividade e motivação que encontra em Manuela. Uma amiga que quando fala sobre a família, acredita que as coisas vão dar certo porque luta por elas. Uma amiga que partilha experiências e incentiva as pessoas a prosseguirem as ideias que têm em construção. “Lembro-me quando eu falei com ela sobre as minhas ideias de construir um empreendimento que na altura me parecia um pouco mirabolante e que só encontrava pedregulhos no caminho. Em poucos minutos fez reavivar em mim o optimismo e sugeriu algumas pistas de análise. A partir de ali, a água só correu no caminho certo’’, recorda, com desejos de que continue a espalhar alegria e otimismo por onde passa e que tenha sempre aquela determinação em reforçar e consolidar o amor e a paz na família.

 

 

Amiga e também comadre, Fernanda Santos, ou Nandinha, tem Manuela como uma irmã, com quem já partilhou cerca de 36 anos de pura, linda e sincera amizade.  “Vivemos muitos momentos incríveis, fizemos várias peripécias juntas (risadas, choros, segredos) … enfim, várias estórias, que marcaram a nossa vida de estudante! A Manuela é o tipo de pessoa com quem se sente à vontade para compartilhar momentos não só bons, como ruins das nossas vidas. Ela tem estado sempre presente em todas as etapas da minha vida, considero-a uma conselheira, companheira e uma amiga muito especial’’, declara Nandinha, que também a descreve como uma pessoa inteligente, muito reservada, meiga, carinhosa, sobretudo com um coração enorme, com muita empatia, perfeccionista e muito determinada.

 

João Paulo, mais que amigo, um irmão

“Conheci o João Paulo pela primeira vez durante um intervalo no liceu. Sempre foi como um irmão com quem compartilhava as aflições, alegrias, mas também a saudade de quando chorávamos escondidos na casa de banho a ler as cartas enviadas pela família em Cabo Verde, na altura o único meio de comunicação utilizado’’, recorda o amigo António Cruz, que para além do Liceu, foi companheiro de João Paulo na Alemanha, onde ambos formaram-se. “É um amigão, mais um irmão que tenho, que neste momento de responsabilidade, desejo-lhe tudo de bom e de melhor. Sabe que o amo muito”, diz o amigo de longa data.

 

 

Colega de Manuela desde o liceu, Lija Cardoso define a “Manu” como uma “pikena” com muitas valências, desde uma colega e amiga serena a uma mulher que gosta de animais, de plantas e da cozinha. “Falar de Manuela e de João Paulo é falar também da minha infância. Vejo Manuela como uma pessoa de uma integridade espetacular, rigorosa e muito atenciosa com a família e amigos. É por isso que acredito que ela tem todas as condições para fazer esta união ser ainda mais feliz, diz a amiga Célia, que também felicita o casal pelos dois herdeiros, Sarah e Hélder.

 

 

João Santos, o terceiro integrante de um grupo de três, também estudando na Alemanha, hoje recorda o início da amizade com o agora também compadre.

“Em Setembro completam-se 35 anos do início da nossa aventura. Eu, o João Paulo e o Tony (António Cruz), ficámos no mesmo quarto. A partir daí, formatámos uma amizade para a vida. Contra a nossa vontade, fomos distribuídos cada um para a sua cidade depois do Herder (Berlin, Dresden e Leipzig).

Mesmo sem telefone ou internet, mantivemos o contacto permanente através de visitas aos fins-de-semana. Temos muitas estórias juntos, que aqui, por razões óbvias, escuso-me de contar. O certo é que cada um fez a sua formação, triunfámos na vida profissional e somos felizes. Nesta nova etapa da vida, desejo ao meu compadre João Paulo e à minha comadre Manuela as maiores felicidades”, declara.

 

 

Os votos chegam também de Berlim, do amigo José Aldino (Pitanga). “Um casamento feliz se constrói com amor, carinho e compreensão. Que esses sentimentos estejam sempre presentes nas vossas vidas. Caro amigo João Paulo, a sua esposa Manuela é uma amiga humilde, carinhosa, talentosa, inteligente, de boa fé e sem preconceitos. Quem a tem como amiga, tem tudo. E tu, João Paulo, tens a sorte de tê-la como esposa. Desejo-vos muitas felicidades e uma vida repleta de paz, amor e harmonia.”

 

 

Um casal cristão, um exemplo a seguir

O Padre João, também ex-colega de Manuela e membro do grupo MDL, reconhece em Manuela e João Paulo um casal acolhedor.

“Queria testemunhar que para mim o casamento de João Paulo e Manuela não é uma surpresa. Como casal, eles vêm à missa todos os domingos. É uma coisa incrível e estamos com muita esperança de que eles sejam uma família feliz, forte e que venham ajudar outras famílias a construir a mesma felicidade e fortaleza”, augurou.

 

 

Sarah Spencer (filha)

João Paulo e Manuela, papá e mamã. Excelentes pais num bom equilíbrio: mamã de mão dura sem deixar de ser carinhosa e amiga, papá meigo e companheiro de “traquinezas”.

Muito obrigada por tudo e desejos de um casamento feliz e longo “ti bedjo coti coti”.

 

Hélder Spencer (filho)

Meus queridos pais que amo muito, pilares da minha vida. Alegra-me muito estar a desejar-vos as felicidades para este dia tão esperado. Que Deus reserve o melhor para vocês agora e sempre. Com muito carinho.

O jornal A NAÇÃO congratula-se com este lindo acto de amor e deseja ao casal Manuela Garcia e João Paulo Spencer as maiores felicidades e votos para que os seus exemplos sejam motivo de inspiração para aqueles que, como eles, desejam construir uma família feliz, cultivando o altruísmo, a amizade e o amor ao próximo.

(Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 721, de 24 de Junho de 2021)

PUB

PUB

PUB

To Top