PUB

Economia

Santa Catarina: Formanda em enfermagem quer abrir espaço dedicado aos cuidados de cabelos crespos

Myrian Sandrine Silva é uma jovem estudante de enfermagem, natural de Santa Catarina de Santiago, residente na Praia, cuja paixão pelos cuidados a ter com os cabelos crespos a faz prestar serviços de fitagem e dedolis ao domicílio.

A jovem de 23 anos, estagiária no Hospital Agostinho Neto (HAN), na Praia, conta que começou a fazer fitagem e dedolis de forma gratuita, para as colegas de turma, mas, com a quarentena, e tendo em que muitas pessoas deixaram de ir ao salão fazer esta prática, viu nisto uma forma de conseguir uma renda fazendo ao mesmo tempo algo de que gosta.

Myrian começou, na verdade, este tipo de prestação de serviço na Assomada. Esteve algum tempo parada, em parte por causa do falecimento da mãe. Residente agora na Praia, enquanto realiza o seu estágio de enfermagem no HAN, retomou a fitagem e dedolis, apostando no atendimento à domicílio.

Apesar da pandemia, no seu caso agravada pela morte da mãe, a jovem afirma que é preciso procurar oportunidades mesmo em situações difíceis, porque na vida tudo começa com um passo de cada vez. “Eu simplesmente comecei, não foi planeado”, explica.

Mesmo estando há apenas cinco meses na Cidade da Praia, Myrian diz ter um bom número de clientes e que o mais importante é que vê satisfação no trabalho que presta. “O que para mim é motivo de grande orgulho” sublinha.

A futura enfermeira reconhece, entretanto, que não tem sido fácil equilibrar a procura pelo seu trabalho com o estágio de enfermagem, uma vez que este acontece por turno, de modo que não consegue atender mais de três pessoas por dia. “Apesar do cansaço, é satisfatório fazer algo que gosto”.

Apesar de prestar serviços tanto de fitagem como dedolis, Myrian conta que o que tem tido mais procura é o dedolis: separar o cabelo em pequenas mechas, umedecê-las em gel e enrolar o cabelo com os dedos.

Além da enfermagem, futuramente, Myrian quer ter um espaço dedicado exclusivamente ao tratamento e cuidado do cabelo crespo, o que, para ela, faz parte da nossa identidade e precisa ser valorizado enquanto expressão dessa identidade.

Aos jovens como ela, que têm um sonho, ou talento, Myrian Sandrine Silva aconselha que “insistam, persistam, que nunca desistam, porque só assim poderão conquistar todos os seus sonhos e no sim se saíram vitoriosos”.

PUB

PUB

PUB

To Top