PUB

Ambiente

Uni-CV será palco do XXII Encontro da Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa

A Universidade de Cabo Verde acolhe o XXII Encontro da Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa (REALP), nos dias 29 de Novembro a 02 de Dezembro. O objetivo do encontro centra-se nos desafios da investigação ambiental no espaço lusófono.

Durante o encontro serão tratados assuntos como o “Ordenamento do território e urbanismos, sustentabilidade e economia circular”, “Igualdade de género e equidade social”, “Mudanças climáticas, riscos naturais e sustentabilidade ambiental”, “Governança e participação pública” e “Gestão e conservação dos recursos naturais”.

No primeiro dia, 29 de Novembro, conforme nota de imprensa, será feita uma homenagem ao professor João Nildo de Souza Vianna e ao Leão Carvalho, falecidos recentemente. De referir que João Nildo era o representante internacional da REALP e integrante da Comissão Científica, e Leão Carvalho foi o primeiro estudante a apresentar e defender o doutoramento.

Num segundo momento, a decorrer nos dias 29 e 30 de Novembro, será realizado o seminário científico, em sessões paralelas. No dia 01 de Dezembro, será lançado um livro com os resumos dos trabalhos já discutidos e aprovados do Doutoramento em Gestão e Políticas Ambientais (DGPA).

Nos resumos dos trabalhos constarão testemunhos dos docentes que leccionaram, orientaram ou fizeram parte dos júris das provas de doutoramento, relatando a experiência, interesse, motivação na colaboração com o DGPA e, também, na relação, colaboração e vivência com o João Nildo e Leão Carvalho.

Em 1997, foi criada a Rede Luso Brasileira de Estudos Ambientais (RLBEA) e mais tarde, em 2011, oficializou como membros efectivos, a Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), a Universidade Agostinho Neto (Angola), a Universidade de Cabo Verde e também a Universidade de Lisboa (Portugal). Com a adesão dos novos membros, foi decidido alterar o nome da rede para “Rede de Estudos Ambientais dos Países de Língua Portuguesa – REALP”.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top