PUB

Mundo

Verão atípico: Tempestades maltratam parte da Europa

É um Verão atípico numa parte da Europa, com tempestades a causarem graves inundações nas partes Ocidental e Central do “Velho Continente”.

Em Shuld, na Alemanha estão desaparecidas mais de 50 pessoas – relata  o portal pt.euronews.com -, devido ao colapso de seis casas e às inundações. Um bombeiro morreu afogado, noutra cidade, durante as operações de salvamento de condutores presos por baixo de um Viaduto inundado. Há um outro desaparecido levado pelas águas de uma ribeira.

Os residentes de Erkrath (também na Alemanha) foram alertados para não usarem a água, que deveria ser potável, porque a chuva sobrecarregou o Sistema de Esgotos. Numa área de Duesseldorf, as autoridades municipais já apelaram aos residentes para deixarem as suas casas, devido a uma possível inundação.

Chuvas torrenciais, contínuas, atingiram a Região das Ardenas, na Bélgica. A lama inundou casas, nesta e noutras regiões contíguas. Prevê-se que a chuva se mantenha até sexta-feira, 16, o que poderá levar vários rios a transbordarem.

Países Baixos, França, Chéquia (também conhecida, por República Checa) e Suíça são alguns dos países que também estão a braços com fortes chuvadas, que provocam enchentes.

Na Chéquia, os Bombeiros receberam 800 chamadas sobre incidentes, que vão desde árvores caídas a caves inundadas. Uma auto-estrada que liga a Capital, Praga, no Leste do País, foi parcialmente inundada durante a noite. Milhares de famílias ficaram sem electricidade, na quarta-feira.

Os meios de comunicação holandeses mostravam pessoas a serem resgatadas de uma Fábrica histórica, parcialmente submersa pelas águas, que atingiram 1,5 metros de altura. Nas Redes Sociais, um Canal de Televisão local, a “TV Valkenburg”, mostrava que as águas do Rio Geul subiram a quase meio metro de altura, na “Igreja Velha”.

Por Terras Helvéticas, as autoridades elevaram o aviso de cheias para o Lago de Lucerna, ao nível mais alto, e proibiram o Transporte Marítimo.

Já a França tem assistido a um verão, invulgarmente, fresco e húmido.

PUB

PUB

PUB

To Top