PUB

Diáspora

Pela primeira vez: São-tomenses em Cabo Verde participam na eleição do PR

A primeira participação da Diáspora são-tomense em Cabo Verde numa Eleição em São Tomé e Príncipe, acontece neste domingo, 18, em diversas mesas espalhadas pelas ilhas de Santiago e do Sal.

Em Cabo Verde, 481 eleitores são-tomernses estão registados no Caderno Eleitoral, para o oleto deste domingo.

“Além das remessas que enviam para São Tomé e Príncipe, agora já podem também contribuir de forma activa, através da Democracia, para a Eleição dos governantes do Arquipélago”, frisa o secretário da Comissão Eleitoral Especial da Diáspora – Cabo Verde.

Adilson Neto destaca, por outro lado, o “papel preponderante” da Associação dos São-tomenses no diálogo com os governantes para que hoje pudessem ter este ganho e, por isso, segundo ele, isto constitui uma “vitória para os emigrantes de São Tomé e Príncipe em Cabo Verde”.

“Tentamos criar todas as condições para que os são-tomenses, de facto, pudessem participar nas Eleições [Presidenciais] de 18 de Julho”, aponta, esclarecendo que, em concertação com a Comissão Nacional de Eleições, em São Tomé, se decidiu no sentido de haver apenas três assembleias de voto, sendo duas na ilha de Santiago (Praia e Santa Catarina) e uma no Sal, que abrange, também, os eleitores da Boa Vista.

Instado sobre os eleitores residentes na “Ilha das Dunas”, Neto informa que se está perante uma “abstenção antecipada”, porque não vão poder deslocar-se ao Sal para votarem.

“Não conseguimos colocar uma mesa na Ilha da Boa Vista, o que, de facto, condiciona a participação desses eleitores neste pleito eleitoral”, lamenta Adilson Neto.

Em Cabo Verde, as assembleias de voto começam a funcionar a partir das seis horas (sete horas de São Tomé e Príncipe) e serão encerradas às 16 horas, porque, conforme explicou Adilson Neto, o Código Eleitoral do País impõe que as urnas se abram e se fechem, simultaneamente, em todos os países.

Às   Eleições Presidenciais são-tomenses concorrem 19 candidatos.

Ao todo, segundo informações oficiais, estão inscritos nos cadernos eleitorais 123 mil 302 eleitores, sendo 14 mil 693 na Diáspora e, em Cabo Verde, 481 eleitores nas ilhas de Santiago, Sal e Boa Vista.

De acordo com a Comissão Eleitoral da Diáspora em Cabo Verde, os eleitores podem votar na Embaixada de São Tomé e Príncipe, no Centro Cultural de Assomada (Santa Catarina) e na Escola Nova, no Sal.

O antigo Primeiro-Ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, que devia chefiar a Missão de Observadores Internacionais da União Africana (UA) às Eleições Presidenciais de domingo, 18, por razões de logística, nomeadamente, conexões aéreas, não pôde viajar para São Tomé e Príncipe.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top