PUB

Economia

Porto Novo: Agricultores diversificam produção apesar das pragas e escassez de água

Não obstante a existência de pragas e da escassez de água para a irrigação, os agricultores nos diversos vales agrícolas do município do Porto Novo, em Santo Antão, têm apostado na diversificação da produção.

Mesmo com a existência de pragas, nomeadamente da dos mil pés,  Ribeira da Cruz tem cultivado um pouco de tudo. A localidade é uma referência em Cabo Verde em termos de aposta na micro-irrigação, com 90 por centro de cobertura. 

O porta-voz dos agricultores, Edivaldo Neves, salienta à Inforpress o facto de Ribeira da Cruz ser “um dos maiores produtores de cenoura” a nível de toda a ilha de Santo Antão, destacando-se também na produção de batata doce, abóbora, mandioca, entre outros produtos.

Alto Mira
Em Alto Mira nota-se o mesmo cenário. A existência de pragas e dificuldades de disponibilização de água para rega tem dificultado a prática agrícola na localidade. Mesmo com as dificuldades, os agricultores na zona têm diversificado as culturas, assumindo-se este vale como “excelente produtor de batata doce”, mas também de cenoura, couve e repolho.

O representante dos agricultores, Ederlino Fortes, reconhece, entretanto, as dificuldades dos lavradores em cultivar o milho, cuja produção tem sido nula, devido à lagarta do cartucho-do-milho.

Ribeira Fria
Ribeira Fria, mesmo perante a presença da traça do tomateiro, uma praga que ataca a cultura do tomate, assume-se como “excelente produtor” do tomate, mas também do pimentão, estando os agricultores a apostarem na cultura do morango, segundo o líder desta classe, Adilson Gomes.

Agricultores preocupados com escassez de água
Na Ribeira das Patas, além de pragas, os agricultores estão também preocupados com escassez de água, problema que, alertam, tem levado ao “declínio” da atividade agrícola nesse vale, um dos mais extensos de Santo Antão, conhecido, porém, pela produção de citrinos.

O representante da associação para o desenvolvimento integrado dessa localidade, Arlindo Delgado, Ribeira das Patas precisa de investimentos na mobilização de água para relançar a agricultura nessa zona, que tem vindo a cair nesses anos.  

Casa de Meio
Em Casa de Meio, os lavradores enfrentam igualmente o problema de pragas (mil pés, traça do tomateiro, lagarta do cartucho-de-milho), mas, mesmo assim, a classe produz cenoura, batata comum e tomate, segundo o porta-voz, Miguel Santos.  

Para atenuar as dificuldades em relação à água, o Ministério da Agricultura e Ambiente tem apostado na prospecção e tem em curso um programa de massificação da rega gota-a-gota, que já cobre cerca de uma centena e meia de agricultores.

Existem, todavia, neste concelho, vales onde não se coloca ainda o problema da praga dos mil pés, como é o caso de Martiene e Tarrafal de Monte Trigo, que se afiguram como grandes produtores da batata comum e do inhame, respectivamente.

c/Inforpress 

PUB

PUB

PUB

To Top