PUB

Cultura

Santa Catarina: IPC capacita oleiras do Interior de Santiago

O Instituto do Patrimônio Cultural inicia hoje, segunda-feira,19, uma oficina de inventário e capacitação de jovens na prática da olaria tradicional, em Fonte Lima, concelho de Santa Catarina de Santiago. A iniciativa que decorre até 5 de Agosto materializa o projeto Oficina de formação e capacitação de jovens mulheres na preservação da olaria tradicional de Fonte Lima e Trás-os-Montes.

Estas acções de formação e capacitação pretendem ser espaços de partilha e transmissão de conhecimentos e saber-fazer das oleiras com as jovens, sensibilizando-as para um património comum e, com recurso a outros autores, segundo uma nota de imprensa chegada à nossa redacção,

As oficinas servem ainda para mostrar outros caminhos e ganhos sustentáveis associados à prática de forma a salvaguardá-la e despertar o interesse para em função da identidade e do seu custo-benefício.

Por fim, um catálogo sobre os produtos resultantes da oficina e uma feira para exposição dos mesmos, refazendo o ciclo de produção, serão apresentados em dezembro, como produtos da oficina.

De realçar que o projcto Oficina de formação e capacitação de jovens mulheres na preservação da olaria tradicional de Fonte Lima e Trás-os-Montes está a ser financiado pela UNESCO, no quadro do Programa de participação para 2020-2021, destinado a pequenos estados insulares em desenvolvimento.

PUB

PUB

PUB

To Top