PUB

Educação

Novo Campus da Uni-CV pronto para receber até quase 5 mil alunos

 

O novo campus da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) foi oficialmente entregue ao Estado de Cabo Verde na sexta-feira, 23. O ato foi presidido pelo Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, e o embaixador da República Popular da China, Du Xiaocong. Ambos destacaram a qualidade desta infraestrutura financiada pelo Governo Chinê e capacitada para acolher quase 5 mil alunos.

Orçada em 5,6 milhões de contos, esta obra, que teve o seu início em 2017, comporta 18 edifícios e foi projetada para acolher 4.890 estudantes e 476 professores.  

O ato de entrega contou com a presença de membros do executivo (Ministros dos Negócios Estrangeiros, Rui Figueiredo Soares, da Educação, Amadeu Cruz, e das Infraestruturas, Eunice Silva, da Secretária de Estado do Ensino Superior, Eurídice Monteiro) da Reitora da Uni-CV, Judite Nascimento, e vários convidados da academia e da sociedade civil.

Em ato de agradecimento, o primeiro-ministro deixou palavras de apreço ao Governo da China e a toda a equipa que edificou esta infraestrutura, que diz ser de elevada qualidade, à altura da ambição de Cabo Verde. 

Ulisses Correia e Silva destaca ainda que a obra vai permitir dinamizar o setor da educação, algo que é determinante para o desenvolvimento de qualquer país.

“Agradeço ao Governo da República Popular da China através do Senhor Embaixador este campus universitário que representa um ponto alto nas relações entre Cabo Verde e a China, não só pelo volume do investimento realizado, pela qualidade da obra, mas, mais importante, pelo valor acrescentado que permite criar ao setor mais determinante do desenvolvimento de qualquer país, a educação”, declara UCS.

Pelo seu turno, o Embaixador Chinês em Cabo Verde, DU Xiaocong, realçou a qualidade desta infraestrutura financiada pelo Governo de Pequim, o que revela a vivacidade da cooperação entre a China e Cabo Verde.

“Este campus da Uni-CV mostra a excelência e o progresso contínuo da cooperação amistosa e mutuamente benéfica entre a China e Cabo Verde. Nos últimos 4 anos, o quadro das excelentes relações entre os nossos dois países ficou evidente no apoio dos dois governos à equipa de construção mesmo em contexto de muitas dificuldades, devido à pandemia da Covid-19. A conclusão bem conseguida do projeto representa um trabalho árduo das equipas envolvidas na edificação, tanto da China como de Cabo Verde”, afirma.

Para o Ministro que tutela a pasta da Educação, Amadeu Cruz, este novo edifício representa a realização de um grande sonho, algo que condiz com o trabalho que tem vindo a ser realizado em prol da excelência do ensino superior no país, que vai contribuir para as metas do executivo para o futuro do setor.

” É a concretização de um grande sonho, pois encerra uma etapa e abre outras novas, todas com base em renovados horizontes para as gerações presente e futura, contribuindo, decisivamente, para a materialização da visão do Governo para o desenvolvimento do ensino superior e da investigação científica em Cabo Verde. Queremos que seja de qualidade, resiliente, com capacidade de responder aos desígnios cimeiros do desenvolvimento do país e alinhado com as exigências e demandas da sociedade, sempre em busca da excelência da formação superior e da investigação de base acadêmica e aplicada, e tendo por objetivo estratégico a sustentabilidade económica, social e ambiental do processo de desenvolvimento de Cabo Verde.”

Um sonho que também é partilhado pela reitora da Uni-CV, Judite do Nascimento.

O complexo dispõe de 61 salas de aula, cinco auditórios, cada um com capacidade para 150 lugares, oito salas de informática, oito salas de leitura, 34 laboratórios, um salão multiusos com capacidade para 654 pessoas, edifícios de administração, edifícios pedagógicos, refeitórios, biblioteca, dormitórios e espaços desportivos.

C/TCV

PUB

PUB

PUB

To Top