PUB

Cultura

Centro Cultural de Cabo Verde em Lisboa recebe lançamento da “Vida de Júnior”

O Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV) em Lisboa, Portugal, acolhe o lançamento do novo livro de Sérgio Pires, intitulado “A Vida de Júnior”. A apresentação acontece no próximo dia 30, às 18 horas, com a chancela da Editorial Novembro.

Segundo a sinopse enviada pelo CCCV, a obra conta a história de um rapaz sorridente generoso e humilde, na casa dos 30 anos, de nome Júnior, originário de uma pequena aldeia adjacente a Bragança.

Júnior foi viver e trabalhar para Lisboa, local onde conheceu Vitória, sua companheira. Marco, seu amigo de infância, é um reputado médico que vive e trabalha em Bragança, cidade que se orgulha de ter um dos melhores e mais inovadores hospitais do mundo.

Júnior vinha sentindo dores estomacais, tendo certo dia comentado esse facto com o amigo, que prontamente o aconselhou a realizar exames num hospital da capital, onde trabalhava uma ex-colega de curso e paixão platónica – Rafaela – que lhe transmitiu que o melhor amigo tinha um linfoma, e entre seis a oito meses de vida, facto ocultado por ambos ao “doente”.

Júnior acaba por ser transferido para o Norte do país, permanecendo num dos quartos do reputado hospital Brigantino, onde conhece diversas pessoas, entre as quais Dona Lurdes, enfermeira chefe: profissional, rígida e fechada e a quem “muda a vida”, com os seus conselhos e forma otimista e entusiasta de ser.

Apesar de se deparar com a finitude, Júnior ia adotando uma postura “iluminada”, partilhando questões e pensamentos filosóficos sobre vida e morte. Entre variadas lembranças e a reconexão com a aldeia e suas raízes, abandona a vida que tinha na cidade para regressar à mesma, (re)descobrindo paixões, edificando uma casa e assistindo ao nascimento do filho, antes de morrer.

Após a sua morte, Marco, que estava fechado no seu quarto durante um ano, começa a escrever as memórias do amigo, tencionando homenageá-lo com o lançamento de um livro.

O evento na tarde da próxima sexta-feira,30, tem entrada livre mas devido às restrições por causa da pandemia, a CCCV informa que será mediante reserva de bilhetes através do contacto 912 369 815 ou correio electrónico narcisa.eventos@novembro.pt já que o espaço é limitado.

Sobre o autor

Sérgio Pires é natural de Lisboa e nasceu no ano de 1990. Descendente de família transmontana, cedo se interessou pela leitura de livros de banda desenhada, romance e poesia.

Formado em Economia e Consultor de Tecnologias de Informação de profissão, tem na escrita a sua verdadeira e eterna paixão.

PUB

PUB

PUB

To Top