PUB

Economia

Praia: Mulheres de Tira Chapéu terminam “com sucesso”  formação em gestão  de pequenos negócios 

A Associação Crianças Desfavorecidas – ACRIDES capacitou 35 mães chefes de família do bairro de Tira Chapéu, e arredores, com formação em gestão  de pequenos negócios, para garantirem a sua subsistência, sobretudo nesta época de crise gerada pela pandemia da covid-19. 

No acto de encerramento que decorreu na tarde deste sábado,24, num hotel da capital, o representante da ACRIDES, Alcides Semedo explicou que esta formação é uma iniciativa que surgiu em 2018, favorecendo, na altura, 25 mães chefes de família da zona de Tira Chapéu, com atividades geradoras de rendimentos.

Como a pandemia fragilizou a renda familiar dessas mulheres, “a ACRIDES resolveu resgatar a iniciativa e alargar o número para 35, dando a estas mulheres a oportunidade de aprenderem mais sobre como manter e alargar os seus negócios”, avançou o coordenador de actividades da associação .

Segundo Alcides Semedo, a capacitação de forma intensiva foi ministrada pela Pró-empresa e esteve centrada em três pontos importantes: o primeiro que mostra como iniciar o seu negócio do zero, o segundo como manter, e o terceiro como ampliar e driblar as dificuldades dentro da crise.

“Foi uma semana de formação que, com certeza, teve balanço positivo, tanto por parte da organização como das beneficiárias” avançou o nosso entrevistado, que aproveitou ainda a cerimónia de entrega de certificados para parabenizar e encorajar as formandas a serem fortes na caminhada de empreendedorismo e “sempre contar com a ACRIDES”, enquanto associação que trabalha também com as famílias mais vulneráveis.

Beneficiárias satisfeitas e encorajadas

Por parte das formandas, esta iniciativa foi de “extrema importância” sobretudo para aquelas que estão ainda a dar os primeiros passos na criação de negócios.

De olhos postos em uma “mini-cafetaria”, Nelly de Melo, natural de São Pedro avançou que esta formação foi um encorajamento para seguir em frente.

 “Esta formação vai ajudar-me de todas as formas. Agora, posso dizer que estou melhor preparada para iniciar um negócio visto que tenho melhores noções sobre os juros, forma de ganhar retornos, conservação dos produtos, entre outras coisas. Claramente que vou pôr em prática tudo o que aprendi para que a cafetaria que pretendo abrir seja um negócio de sucesso”, diz a jovem que antes desta, frequentou uma formação de Cozinha e Pastelaria.

As outras 34 mulheres chefes de família, beneficiárias directas da ACRIDES fizeram também o balanço positivo da capacitação, que tem como objectivo contribuir para o empoderamento dessas famílias.

De realçar que o acto de encerramento e entrega de certificados foi presidido pela Secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima que parabenizou as formandas por concluírem a formação com sucesso e a ACRIDES pela iniciativa.

PUB

PUB

PUB

To Top