PUB

Mundo

EUA: Começam audiências sobre invasão ao Capitólio

A Primeira Sessão centrou-se em ouvir o testemunho de quatro dos polícias que defenderam o Prédio, contra a multidão de apoiantes de Donald Trump, na altura, Presidente dos EUA (Estados Unidos da América).

O policial Michael Fanone, do Departamento da Polícia Metropolitana – de acordo com o Sítio pt.euronews.com -, contou que estava constantemente a “tirar pessoas de cima”, para “criar algum espaço”, e que se lembra de estar a fazê-lo enquanto lhe tentavam roubar a arma. “Lembro-me de um deles, nitidamente, me empurrar, constantemente, para tentar roubar-me a arma”, relatou, na terça-feira, 27, à Comissão de Inquérito. 

No dia 6 de Janeiro passado, mais de 800 apoiantes de Donald Trump cercaram e invadiram o Capitólio. Forçaram a passagem, agrediram a Polícia, tomaram conta do espaço e até tiros foram disparados. Tudo por uma alegada incitação de Donald Trump. Um polícia e um manifestante perderam a vida.

Nos testemunhos prestados esta terça feira, os policias envolvidos descrevem o episódio como um “campo de batalha” de horror e medo, um “ataque coordenado” para “perturbar a Democracia”.

Numa Conferência, a secretária de Imprensa da Casa Branca descreveu o primeiro dia como uma “memória do vergonhoso 6 de Janeiro”, que marcará, “durante algum tempo”, os policias que fizeram parte da invasão.

Até agora, foram condenados três manifestantes, por “crimes de terrorismo”.

A Audiência foi, também, uma luta de argumentos entre Democratas e Republicanos. Os Democratas não pouparam críticas ao facto de o Partido Republicano ter tentado evitar que esta Comissão acontecesse.  

PUB

PUB

PUB

To Top