PUB

Cultura

“Cabo-Verdianas de Itália: Histórias de vida à maneira feminina” lançado esta quinta-feira na Praia

A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde (Uni-Piaget), acolhe nesta quinta-feira,29, a apresentação da obra “Cabo-Verdianas de Itália: Histórias de vida à maneira feminina”, da professora Clara Silva e jornalista Maria de Lourdes Jesus.

O lançamento, em parceria com a editora Rosa de Porcelana, está marcado para às 17 horas, no Auditório da Uni-Piaget, em Palmarejo Grande.

Segundo uma nota de imprensa chegada à nossa redacção, o livro “Cabo-verdianas de Itália: Histórias de vida à maneira feminina” foi realizado no âmbito da parceria entre a Universidade de Florença (Itália) e a Universidade Jean Piaget de Cabo Verde.

Trata-se de uma obra que, de entre seus múltiplos objetivos, “visa ultrapassar o estereótipo da mulher emigrante cabo-verdiana como figura passiva e resignada e evidenciá-la como protagonista da sua história de inserção social e cultural tanto na Itália como em Cabo Verde”

“Fazer conhecer a segunda geração de emigrantes, a história, a cultura de Cabo Verde, bem como a história da emigração dos seus pais e antepassados” é também um dos propósitos da professora Clara Silva e da jornalista Maria de Lourdes Jesus, duas referências da comunidade cabo-verdiana em Itália.

No livro, as autoras trazem vozes desta comunidade através das mulheres cabo-verdianas que narram as suas próprias experiências de emigração e das personalidades que participaram com entrevistas, para enriquecer o quadro reconstruído.

O lançamento da obra está a cargo do presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, e da Presidente e fundadora da Associação de Amizade Itália Cabo Verde – “Kriol – ITÁ”, Maria Silva.

A abertura do evento estará a cargo do Ministro das Comunidades, Jorge Santos.

PUB

PUB

PUB

To Top