PUB

Covid-19

Estado de Calamidade  dá lugar ao de Contingência

A partir desta sexta-feira, 30, Cabo Verde deixa o Estado de calamidade para passar ao de Contingência. Contudo, passa a ser exigido o teste ou certificado de vacinação no acesso aos lugares públicos, com aglomerações.

O Primeiro-Ministro (PM), Ulisses Correia e Silva, fez o anúncio, esta sexta-feira, 30, na abertura do Debate Parlamentar sobre o Estado da Nação.

“A partir de hoje, 30 de Julho, o País sai do Estado de Calamidade para entrar para o Estado de Contingência. Graças ao trabalho abnegado do Governo, dos profissionais de Saúde, das Forças de Segurança, das Organizações Não-Governamentais, das igrejas, das escolas, dos pais e encarregados de Educação, dos jovens e das famílias, conseguimos passar à Fase de Contingência”, declarou Correia e Silva.

O Chefe do Governo, esclareceu que, a partir desta sexta-feira, um conjunto de restrições deixam de ser aplicados, passando-se a exigir testes ou certificados COVID-19 de vacinação, para o acesso a lugares públicos, com aglomerações, nomeadamente: estádios de Futebol, poli-desportivos e outros equipamentos desportivos.

Correia e Silva anunciou, igualmente, o funcionamento pleno dos ginásios, o regresso dos espectáculos musicais e de outras manifestações culturais, festas de natureza pública, clubes “pub-dancing”, salão de festas, estabelecimentos turísticos ou de alojamento, bares e restaurantes, entre outros.

“Passarão a funcionar sem as restrições, actualmente existentes. Estarão condicionados ao acto de cidadania, ao acto de proteção, exigência de vacinação ou exigência de testesc para poderem frequentar”, indicou o PM, alertando que será imprescindível a continuação da protecção individual e coletiva.

A apresentação do Certificado de Vacinação completo passa a ser aceite nas viagens inter-ilhas, sem a necessidade da realização de testes.

Para já, as viagens internacionais ficam condicionadas à aceitação da certificação que Cabo Verde irá celebrar com países estrangeiros

“O Certificado de Vacinação completo, emitido por países terceiros serão reconhecidos, de acordo com as directivas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma vez reconhecidos, os certificados dispensam a realização de testes, por parte de viajantes”, explicou.

Conforme o PM, estas novas medidas vão contribuir para o aumento da Vacinação que, por sua vez, impulsionará a retoma das atividades económicas e sociais.

“Vencer a Pandemia da COVID-19 passa pela massificação da Vacinação. Estamos a caminhar num bom ritmo. Em três meses, 38 por cvento (%) da população elegível está vacinada, a Nível Nacional. Mas é preciso acelerar, particularmente na Ilha de Santiago, para atingirmos 70% da população vacinada, com, pelo menos, uma dose, de preferência atingir, o mais cedo possível, em Setembro ou Outubro”, concluiu Correia e Silva.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top