PUB

Mundo

Afeganistão: Ataque a Escritório da ONU faz um morto

Um Escritório da ONU (Organização das Nações unidas), na Província de Herat, no Oeste do Afeganistão, foi incendiado, na sexta-feira, e um dos seus guardas foi morto. Uma situação que aconteceu enquanto os Talibãs e as Forças Afegãs travavam batalhas ferozes na área.

A porta-vos do Secretário-Geral da ONU, o português António Guterres –  citada pelo pt.euronews.com -, explica que a representante especial deste Órgão para o Afeganistão e chefe da Missão no País era clara: os responsáveis devem ser “identificados” e “responsabilizados”. Referindo que Deborah Lyons enviava condolências à família do Polícia morto e desejava uma rápida recuperação aos feridos.

Ainda ela, os ataques contra quem trabalha para a ONU, civis ou não, “estão proibidos pelo Direito Internacional e podem equivaler a crimes de guerra”.

O porta-voz dos Talibãs, Qari Yousuf Ahmadi, frisa que o Escritório da ONU foi apanhado no fogo cruzado, mas que está “seguro”.

Com a retirada das últimas Tropas dos EUA e da NATO (Organizado do Tratado do Atlântico Norte) do País, os combates intensificaram-se. Nos últimos meses, os Talibãs fizeram dezenas de invasões e ocuparam vários postos fronteiriços estratégicos, num país devastado por vários anos de Guerra.

PUB

PUB

PUB

To Top