PUB

Economia

Sevenair aprovada pela AAC para formar técnicos de manutenção de aeronaves

A Agência de Aviação Civil (AAC) cabo-verdiana aprovou a Sevenair Academy, do grupo português Sevenair, como formadora de técnicos de manutenção de aeronaves. A previsão da organização é formar pelo menos 12 técnicos por ano.

Conforme avança a Inforpress que cita o diretor comercial da Sevenair. Alexandre Alves, ouvido pela Lusa, a aprovação Sevenair Academy para a formação de técnicos de manutenção de aeronaves, por parte da AAC vem reforçar a aposta do grupo português, mercado cabo-verdiano.

“Acreditamos que Cabo Verde tem potencial para fazer crescer o seu mercado de aviação e ser uma referência regional nesta área”, disse.

De acordo com as informações avançadas pelo grupo português, a aprovação do regulador cabo-verdiano permite à Sevenair Academy “tornar-se na primeira organização de formação aprovada para formação de técnicos de manutenção de aeronaves em Cabo Verde”, autorizada a “conduzir formações e exames”, conforme as várias especificações da formação.

A Sevenair Academy pretende, assim, reforçar o número de alunos oriundos de Cabo Verde para que, a curto ou médio prazo, possam ter a atividade da formação feita na totalidade em Cabo Verde.

Além disso, Alexandre Alves acrescenta que a partir de agora, a academia irá possibilitar aos técnicos cabo-verdianos o reconhecimento da formação com vista à obtenção da licença EASA (Agência Europeia para a Segurança da Aviação) e da licença da AAC, “abrindo os horizontes de trabalho àqueles que pretendem trabalhar nesta área”.

A organização conta ter, pelo menos, doze alunos cabo-verdianos por ano. Tanto iniciantes no sector como aqueles que fizeram formações da área noutros países, que por diversos motivos, entre os quais a falta de aprovação das certificações, não têm uma licença de técnico de manutenção.

A Sevenair Academy já era desde 2019 a primeira organização de formação aprovada pela autoridade reguladora cabo-verdiana para formação de pilotos, e esta aprovação permite que “qualquer aluno do curso de técnico de manutenção de aeronaves” da organização “tenha apenas de efetuar um exame prático para obtenção do reconhecimento por parte da AAC”, explicou o diretor comercial.

Desde 2019 que a Sevenair Academy e a Universidade de Cabo Verde assinaram um protocolo de cooperação e segundo informação do grupo português, contam hoje com mais de 20 alunos ativos oriundos de Cabo Verde, nos cursos de pilotagem e de técnico de manutenção de aeronaves.

“E pretende ampliar esse número, para que cada vez mais cabo-verdianos sejam capacitados para eles próprios desenvolverem o sector da aviação no seu país”, apontou o grupo português.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top