PUB

Cinema

Nove mil contos disponibilizados para financiamento do cinema cabo-verdiano 

O Núcleo Nacional de Cinema (NuNac) inicia os trabalhos com um montante de 9.523 contos, que serão usados em editais. O anúncio é do ministro da cultura, ressaltando que cabe agora ao núcleo criar critérios de financiamento.

O montante foi anunciado por Abraão Vicente, ao conferir posse aos membros do primeiro Núcleo Nacional do Cinema. O montante arrecadado é destinado até Agosto deste ano, pelo que até Dezembro serão anunciadas novas verbas para financiamento, conforme Vicente.

“Cabe aos senhores membros da NuNac criar os critérios, as temáticas e divulgar os editais e os critérios de financiamento por parte do Governo.  É o financiamento da lei do cinema, ou seja, começamos a implementar a lei do cinema não apenas com boas intenções, mas com o facto naquilo que interessa neste momento aos cineastas e aos produtores em Cabo Verde que é ter da parte do Estado o suporte financeiro para os seus projetos de produção”, explicou Abraão Vicente.

De acordo com o ministro, já na primeira reunião o NuNac pode começar a divulgar quais as áreas, e quais as temáticas que vão ser financiadas.  Os produtores que querem financiamento da parte do Estado devem procurar o Núcleo Nacional de Cinema e não o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

A NuNac auxiliará a Associação do Cinema de Cabo Verde. Para o coordenador do NuNac, Adilson Gomes, há necessidade de dinamizar o cinema no país que tem vindo a dar passos, porém quase sem algum apoio, portanto este núcleo, segundo o responsável, é o primeiro passo para transformar Cabo Verde no destino de cinema.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top