PUB

Santiago

Praia: Banco de Sangue do HAN precisa de sangue urgente

O Banco de Sangue do Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia, está com dificuldades em manter o stock de sangue. A reserva disponível responde apenas à demanda dos próximos três dias.

Segundo avançou o diretor do banco de sangue, Carlos Neves, à RCV, com a pandemia, poucas pessoas têm feito doações com regularidade. O sangue disponível tem sido destinado às urgências, enquanto prioridade.

“Todos os grupos são necessários, mas nós transfundimos em maior parte o grupo O, por ser o grupo que pode doar para outras pessoas. Em segundo lugar temos o grupo A e em terceiro o grupo B”, explica o responsável.

O hospital, segundo a mesma fonte, faz mais de três mil transfusões por ano, pelo que seria necessário, pelo menos, mil doadores regulares, tendo em conta que cada um pode doar três vezes ao ano.

Carlos Neves apela às pessoas para fazerem a sua doação, incluindo os que nunca doaram, para experimentarem a experiência.

Para as pessoas que se vacinaram contra a covid-19, a doacção, como esclarece, pode ser feita uma semana após a imunização.

A doação geralmente é feita na Escola Grande, no Platô, das 8h30 às 14h, de preferência.

 c/ RCV

PUB

PUB

PUB

To Top