PUB

Mundo

África do Sul: Ex-Presidente  hospitalizado antes de julgamento

O ex-Presidente Sul-Africano, Jacob Zuma, foi internado, seta sexta-feira, num Hospital fora do Centro Pde Estcourt, onde cumpre pena de 15 meses de prisão, em KwaZulu-Natal, no Leste do País.

O Departamento Sul-Africano de Serviços Correccionais confirmou que Zuma “foi internado num Hospital exterior, para observação médica”.

“O Departamento dos Serviços Correccionais pode confirmar que o ex-, Jacob Zuma, foi admitido hoje, 6 de Agosto de 2021, num Hospital externo, para observação médica”, lê-se num Comunicado, citado por jn.pt.

Zuma, 79 anos, deverá ser presente ao reinício do seu julgamento, por corrupção, agendado para terça-feira, 10 de Agosto.

“Como ex-Presidente, as necessidades de Saúde do Sr. Zuma exigem o envolvimento dos Serviços Militares de Saúde da África do Sul. Este tem sido o caso desde a sua admissão nos Serviços Correcionais de Estcourt”, refere o Comunicado.

O já citado Departamento acrescenta que “uma observação de rotina originou o internamento do Sr. Zuma”.

A Fundação Jacob Zuma já disse, esta sexta-feira, 6, na Rede Social “Twitter”, que o ex-Presidente Zuma, “o primeiro recluso do Tribunal Constitucional, de 79 anos, preso sem julgamento, está a fazer a sua rotina médica anual”.

O porta-voz dos Serviços Correcionais, Singabakho Nxumalo, citado pela imprensa local, sublinhou que a comparência de Zuma na Audiência em Tribunal, na próxima terça-feira, “dependerá da opinião dos médicos”.

Jacob Zuma insistiu, recentemente, que uma Audiência Virtual do seu pedido de Apelo Judicial seria “uma violação dos seus direitos constitucionais”.

Antecedentes

O ex-Presidente está preso, no âmbito das acusações que enfrenta na Justiça, relacionadas com o suposto negócio de aquisição de armamento, em 1999, com a Empresa Francesa “Thales”.

Na quarta-feira, o juiz do Tribunal Superior de Pietermaritzburg, Piet Koen, decidiu que o requerimento de Jacob Zuma contra o procurador público, o advogado Billy Downer, fosse ouvido, presencialmente, em Audiência Pública no Tribunal.

Em 20 de Julho, o juiz anunciou o adiamento do julgamento de Jacob Zuma, para 10 de Agosto de 2021, para ouvir o Pedido Especial, apresentado pela defesa do antigo Chefe de Estado.
A 22 de Julho, Zuma foi autorizado a sair do Estabelecimento Prisional para participar no Funeral de um irmão mais novo, Michael Zuma, que se realizou em Nkandla.

Zuma, que foi Presidente entre 2009 e 2018 enfrenta 18 acusações relacionadas com o caso, incluindo fraude, corrupção, lavagem de dinheiro e extorsão, relacionadas com a compra de Equipamento Militar a cinco empresas de Armamento Europeias, em 1999, quando era vice-Presidente do País.

O fabricante francês do Sector da Defesa enfrenta, também, acusações de corrupção e branqueamento de capitais. Tanto Zuma, como o Grupo “Thales” sempre negaram as acusações.

A Cidade Litoral de Pietermaritzburg, onde decorrerá o Julgamento, foi uma das urbes mais atingidas pela recente onda de saques e violência, que eclodiu após a prisão de Zuma e que provocaram mais de 350 mortos.

PUB

PUB

PUB

To Top