PUB

Santiago

 Jovens querem melhorar Ribeirão Chiqueiro

Ribeirão Chiqueiro, “porta de entrada” do concelho de São Domingos, ilha de Santiago, tem agora uma associação juvenil que quer promover o desenvolvimento e os valores dessa comunidade. Liderada por Elton Monteiro, “Jovens para o Desenvolvimento de Ribeirão Chiqueiro (JDRC)” entende, porém, que esta é uma luta de todos os moradores.

“O desenvolvimento de uma dada localidade não cabe apenas ao Governo ou às autarquias locais, mas também às próprias pessoas que fazem parte da comunidade”, defende Elton Monteiro, presidente da associação Jovens para o Desenvolvimento de Ribeirão Chiqueiro (JDRC), salientando, entretanto, que o progresso dessa zona “se encontra estagnado”.

E, para ultrapassar o problema, defende, “é preciso que todos estejam engajados. A própria população pode e deve contribuir para o desenvolvimento da sua comunidade”.

 Necessidades

Uma das necessidades dos moradores de Ribeirão Chqueiro, de acordo com aquele activista social, passa pela construção de um novo Centro Comunitário, uma vez que o que existe se encontra em estado bastante degradado.

“O lugar onde os nossos jovens praticam desporto encontra-se brutalmente debilitado, embora usem a placa da Aldeia SOS, que, de certa forma, é de uso privado. Os nossos jovens precisam de um espaço comunitário condigno para levarem a cabo as suas práticas desportivas”, sublinha Monteiro.

Uma comunidade com potencialidades

Elton Monteiro considera que Ribeirão Chiqueiro dispõe de potencialidades que, se devidamente exploradas, faria com que a comunidade estivesse muito mais desenvolvida.

“O simples facto de ser a ‘porta de entrada’ para o concelho de São Domingos devia ter um melhor tratamento de quem de direito, nomeadamente, da Câmara Municipal”, defende.

Além disso, no campo do desporto e da cultura, Ribeirão Chiqueiro já produziu grandes nomes, como são os casos do futebolista Rubon (antigo internacional cabo- verdiano) e do músico Manu Mendes, que é o único tocador e produtor de cimboa do país.

“Consideramos que estes dois nomes são um atractivo que podem ser usados para alavancar o desenvolvimento da zona”.

Elton frisa, precisamente, que um dos motivos por detrás do desejo de reabilitar a placa desportiva da localidade é o facto de esta levar o nome de Rubon, avançado que chegou a jogar pela selecção cabo-verdiana de futebol nos anos 1980.

Porém, “no estado em que se encontra, a placa não dignifica em nada o homenageado, nem tão pouco serve os jovens da localidade”.

Neste sentido, como tratou igualmente de esclarecer ao A NAÇÃO, já foi entregue à Câmara Municipal de São Domingos um projecto para a reabilitação da referida infra-estrutura.

“Queremos desenvolver várias outras parcerias com a Câmara Municipal”, afirma.

Actividades sociais

Apesar de a JDRC ser constituída por um grupo jovem, Elton Monteiro diz que ele e os seus pares têm apostado em actividades que abrangem toda a comunidade, tendo já realizado campanhas de limpeza e acções de leitura junto das crianças e dos jovens.

Pensando nas crianças e no incentivo à leitura, a JDRC pretende criar uma biblioteca na zona e nesse âmbito promoveu uma feira de livros na escola local, visando não só criar o hábito da leitura, mas também incentivar a escrita.

Como forma de estimular e inspirar os jovens da localidade nas suas escolhas futuras, a JDRC promoveu uma feira de profissões com a participação de profissionais da localidade, “É fazendo hoje que se prepara o amanhã”, acredita.

 Desemprego jovem e outras preocupações

O presidente da JDRC considera que o desemprego juvenil é muito preocupante em Ribeirão Chiqueiro.

“Neste momento temos muitos jovens que não têm um emprego fixo, sobrevivem daquilo que chamamos de biscates”.

Para contornar esta situação, a associação está a mobilizar parceiros para que seja ministrada formação aos jovens visando a criação do próprio emprego.

Para além do desemprego, Ribeirão Chiqueiro enfrenta o problema da iluminação pública uma vez que um grande número de postes não acende.

No que diz respeito ao abastecimento da água, Elton Monteiro lembra que já houve tempos piores mas lamenta o rompimento frequente das condutas de água cuja reparação leva muito tempo, criando dificuldades aos moradores, sobretudo os criadores de gado”.

Partindo do pressuposto de que o desenvolvimento é uma tarefa colectiva, entre os cidadãos e o poder político, a JDRC espera ter o devido acolhimento da Câmara Municipal de São Domingos, presidida por Isaías  Varela, desde 2020.

“Da nossa parte estamos dispostos a colaborar para o desenvolvimento da nossa comunidade”, reitera Elton Monteiro.

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 726, de 29 de Julho de 2021

PUB

PUB

PUB

To Top