PUB

Sociedade

Organizações defendem que é preciso incentivar e reconhecer o voluntariado

Estas considerações foram feitas à margem de um Workshop sobre incentivos ao voluntariado jovem, na cidade da Praia. Se, por um lado é necessário que haja reconhecimento dos trabalhos prestados, por outro, há que haver mais informações dsobre voluntariado.

Enquadrado na semana da juventude que arrancou hoje na RibeiraBrava, que acolhe o acto central, o workshop reuniu um conjunto de participantes que fazem voluntariado. Entre eles Friedel Florindo, da AIESEC, que tem como objetivo proporcionar experiencia em liderança e apoio ao desenvolvimento do potencial de jovens no mundo inteiro.

Para este jovem, não há dúvidas de que os jovens têm força e disponibilidade para o voluntariado, mas é preciso incentivos. Por isso relembra, também, que não sendo um trabalho remunerado, muitas vezes os jovens acabam por perder o engajamento e interesse iniciais. Neste sentido apela à valorização dos voluntários.

“Deve, inicialmente, existir um órgão, não só nos Governos, para reconhecer que esses jovens e indivíduos, de certa forma, contribuem. Se o Estado, que é o nosso pai, reconhece que o que nós fazemos é um contributo, e eles contribuem também para isso, como, por exemplo, não pagar transporte, ser isentos de algumas taxas, já será de grande valia para muitos jovens”, defende.

Incentivos que acredita Friedel Florino, são encarados como reconhecimento pelo serviço prestado, o que contribui não só para o engajamento, como também para o recrutamento de jovens para o voluntariado.

Por outro lado, Carlos Monteiro da Associação dos Escuteiros de Cabo Verde, defende que mais do que incentivos é preciso promover atividades que cativem os jovens, o que passa também por uma melhor informação sobre o voluntariado.

“Às vezes parece que as pessoas não estão devidamente informadas do que é o voluntariado. Então creio que trabalhar esta imagem do voluntariado, e partilhar, é uma forma de dar a conhecer melhor os serviços que são feitos de boa vontade, e de forma gratuita, de maneira a que as pessoas se interessem cada vez mais”, sublinhou.

A semana da juventude iniciou hoje em várias ilhas do país.

C/ RCV 

PUB

PUB

PUB

To Top