PUB

Cinema

Mindelo: Documentário “Manuel d’Novas – Coração de Poeta” estreia a 26 e 27 deste mês 

O documentário “Manuel d´Novas – Coração de poeta”, de Neu Lopes, vai ser apresentado nos dias 26 e 27 de Agosto, às 19h, no Centro Cultural do Mindelo. Os bilhetes serão postos à venda a partir de 16 de Agosto, em locais a indicar.

A estreia acontece agora na ilha de São Vicente, após o documentário ter sido exibido em Santiago, no passado mês de Janeiro.

Segundo o realizador, Neu Lopes, não fosse a pandemia, o filme seria apresentado primeiramente em Milão, no Festival de Cinema Africano, em 2020, e noutros países da Europa e, depois, na ilha de São Vicente.

No entanto, conforme o mesmo, a antestreia em São Vicente, que aconteceu em Dezembro de 2020, serviu para ver as reacções e algumas afinações que poderiam ser feitas à película, e isso possibilitou melhorias a nível de som imagem, para o grande ecrã.

“Fiz modificações a nível de cinema para Cabo Verde, ainda tenho algumas mudanças para uma versão mais cuidada com a ideia de levá-lo para televisões, e a nível internacional vou ver se faço algumas mudanças porque já tenho tradução em inglês para ele”, destacou o realizador, para quem a apresentação no Mindelo “terá legendagem em português para ajudar as pessoas que não entendem criolo”.

Além de Mindelo, o realizador pretende apresentar o documentário em outras ilhas de Cabo Verde, principalmente em Santo Antão, terra natal de Manuel d´Novas, e repetir a sua projecção em Santiago.

Neste documentário, “Manuel d´Novas – Coração de Poeta”, que fez em homenagem ao seu pai, Neu Lopes é responsável pela ficha técnica, realização, sonoplastia, imagens, grafismo, edição e produção.

A película regista depoimentos de nomes marcantes do folclore musical do arquipélago, poetas, musicólogos e companheiros de lides musicais de Manuel d’Novas.

Foi o filme mais premiado da 7ª edição do Plateau – Festival Internacional de Cinema da Praia, que aconteceu em Novembro de 2020.

Venceu os prémios “Melhor longa documental” e “Prémio revelação nacional”, e foi a única produção de Cabo Verde a ser galardoada no festival, que premiou mais produções do Brasil e de Portugal.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top