PUB

Covid-19

Praia: Alguns centros de vacinação vão alargar o horário de funcionamento

Em resposta à grande demanda nos postos de vacinação contra a covid-19, irá ser alargada o horário de vacinação em alguns centros na capital do país. Uma solução encontrada pela Direção Nacional de Saúde em articulação com a Delegacia da Saúde da Praia.

Segundo o Director Nacional da Saúde (DNS), Jorge Barreto, estão a estudar soluções e uma das hipóteses é o alargamento do horário de vacinação em alguns centros, e explica que não será possível aplicar esta solução em todos os postos de vacinação, devido à falta de profissionais capacitados.

“Portanto estamos aqui a fazer uma análise concertada com a Delegacia de Saúde da Praia e a equipa de vacinação do conselho e estamos a tentar encontrar as melhores soluções. Uma delas poderá ser o alargamento do horário, em um ou dois centros, ou também ver a possibilidade aumentar o número de equipas, lembrando mais uma vez que isso é mais difícil porque temos de ter gente capacitada e com experiência para poder garantir a segurança do processo que nós estamos a fazer”, esclarece.

Jorge Barreto alega que toda esta procura que se regista agora vem na sequência da resolução do conselho de ministros que estabelece novas regras para viagens e entradas em estabelecimentos públicos. O DNS pede paciência aos cidadãos, mas realça que esta situação poderia ser evitada se as pessoas tivessem respondido aos vários apelos feitos pelas autoridades logo no início da campanha de vacinação.

“Vamos pedindo para que as pessoas tenham paciência porque nós também já tínhamos feito o apelo para que procurassem a vacina antes da resolução ser publicada porque se tivessem feito nesta altura, talvez, neste momento, não haveria tanta aglomeração nos postos de vacinação… paciência para que o processo de vacinação possa decorrer da melhor forma possível e fica aqui a promessa de identificarmos uma solução mais rapidamente possível”, apela.

E para se evitar constrangimentos o Jorge Barreto pede às pessoas, empresas e instituições para lerem a resolução do Governo tendo em conta as novas regras e alerta que ainda não se vislumbra o fim da covid-19 e apela os cidadãos a continuarem a implementar as medidas de prevenção.

O DNS recorda que países com uma taxa vacinal de longe superior a Cabo Verde tem experimentado novas dificuldades, e algum retrocesso, tendo em conta as novas variantes como é o caso da variante Delta, que já conta com 4 casos confirmados nos últimos dias no país.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top