PUB

Política

Praia vai ter um novo modelo de recolha de lixo

A capital do país terá, daqui a dois meses, um novo modelo de recolha de lixo sólido para dar resposta à demanda.

Essa informação foi confirmada pelo autarca, Francisco Carvalho. De momento, diz que decorre o processo de compra de contentores e camiões, prometendo duplicar a capacidade de recolha.

“Foi feito um estudo sobre a quantidade de resíduos sólidos que as famílias produzem e a partir desse estudo determinámos o número dos camiões, e de contentores necessários, para estabilizar a resposta municipal, em termos de saneamento”, disse.

O Estudo, avança, indica que Praia tem de ter 20 camiões e o dobro de número de contentores que tem hoje. 

“Temos 550 contentores e o estudo indica que temos que ter o dobro, 1100 contentores para poder reforçar aqueles pontos mais críticos onde, o lixo fica acumulado e os outros são colocados no chão. E depois também 20 camiões para poder permitir o número de frequência de carros suficientes para acabarmos com esse cenário nada agradável de ter contentores cheios de lixo”, salienta o edil, Francisco Carvalho.

Um outro ângulo da intervenção da Câmara Municipal da Praia será trabalhar na mudança de mentalidade da população, para que haja o melhor uso dos contentores.

“Esperamos que no 2º momento, ao implementar o plano de sensibilização, plano de separação de lixo, fazer recolha seletiva, que uma pessoa ao se deslocar ao contentor, colocará a garrafa no lugar da garrafa, comida no lugar de comida e papel no lugar de papel. Eu peço que as pessoas tenham um pouco de paciência, que tirem alguns segundos para fazer essa seleção”, frisou.

Para Francisco Carvalho a problemática maior do saneamento na cidade da Praia é a mudança de mentalidade e não os equipamentos de recolha de lixo.

C/RCV 

PUB

PUB

PUB

To Top