PUB

São Vicente

Sokols 2017 marca manifestação para exigir libertação de Amadeu Oliveira

O Movimento cívico Sokols 2017 pretende fazer manifestação no próximo dia 25 de Setembro para exigir a reforma da Justiça e a libertação de Amadeu Oliveira.

O anúncio foi feito pelo líder do movimento, Salvador Mascarenhas, através de uma conferência de imprensa, realizada em Mindelo, esta sexta-feira (13).

Segundo informações reproduzidas pela Inforpress, Mascarenhas disse que em São Vicente a concertação terá como palco a Praça Dom Luís e que se espera uma manifestação “nunca antes vista”, com “maior número de pessoas” do que a última manifestação realizada pelo movimento.

O mesmo disse que a convocatória é extensiva a todos os cabo-verdianos, no País e na Diáspora, pelo que já estão em contactos para realizar atos simultâneos nas outras ilhas.

“Apelamos o apoio de todos, em cada bairro, para ajudar na organização da grande manifestação pela justiça. O povo não vai aceitar que Amadeu seja penalizado injustamente por ele ser um estudioso exemplar das causas que levam à não justiça em Cabo Verde”, pediu.

A mesma fonte diz-se “indignado e preocupado” com a recusa do ‘habeas corpus’ a Amadeu Oliveira, pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

Conforme Salvador Mascarenhas, ao negar este instrumento de protecção da liberdade, o STJ “perde uma grande oportunidade” de “se redimir das suas falhas, com humildade e reconhecimento, porque só não erra quem não produz”.

“Qualquer que tenha sido o argumento não convence o cidadão comum que é a voz do povo e da nação, porque todos sabem que o poder judicial não funciona e está fora da alçada da própria lei”, acrescentou ainda, defendendo que, neste caso, “o que está em jogo é o corporativismo no poder judicial” que pretende “enviar uma mensagem a qualquer cidadão que se atreva a apontar que o rei vai nu”.

O líder do Sokols 2017 sustentou que “os considerados intocáveis da Justiça têm medo das verdades que Amadeu Oliveira têm em carteira” e afirmou que “as ordens para retirar o computador ao Amadeu são uma manifesta intenção de impedi-lo de organizar a própria defesa”, uma acção que considerou “sem fundamento legal”.

Salvador Mascarenhas disse ainda que o que se quer é que Amadeu Oliveira seja julgado de forma justa, pelo que avançou que vão fazer acções a nível dos bairros e junto das pessoas para que se juntem à manifestação,  porque “a luta do Sokols não é pelo Amadeu em si, mas é pela justiça”.

c/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top