PUB

Economia

Cabo Verde acolhe Reunião da Comissão Regional da Organização Mundial do Turismo

Cabo Verde foi eleito pela Organização Mundial do Turismo (OMT) como o país anfitrião da 64ª edição da Reunião da Comissão Regional da Organização Mundial do Turismo em África-CAF, que acontece na cidade de Santa Maria, Sal, de 02 a 04 de setembro próximos.

A par da 64ª Reunião da CAF, o país irá acolher ainda a 2.ª Edição do Fórum Mundial sobre o Investimento Turístico em África (FMITA).

Estes dois grandes eventos, a 64.ª CAF e a 2.ª edição do FMITA, irão decorrer com os olhos postos no investimento do turismo em África, sobretudo numa altura em que o continente africano e os diferentes estados-membros da OMT reúnem todos os esforços com vista à aposta na inovação tecnológica como impulsionadora da recuperação do setor do Turismo, que se quer mais sustentável e inclusivo.

Cerca de duas centenas de participantes, entre ministros do turismo do continente africano, investidores e instituições financeiras internacionais, altos dirigentes e especialistas dos sectores público e privado e demais stakeholders do turismo, são esperados nestes três dias de intensa atividade na cidade de Santa Maria.

Da agenda de trabalhos constam ainda a realização de dois workshops, sendo o primeiro subordinado ao tema: ‘Inovação e Marketing Digital – Motores de Inovação e de Análise para acelerar o crescimento do Turismo’.

Esta primeira oficina de capacitação irá fornecer aos participantes um quadro de transformação abrangendo metodologias de Design Thinking, como forma de reconstruir e repensar o ecossistema do turismo de Cabo Verde, a organização da sua cadeia de valor para melhor responder à nova realidade provocada pela pandemia do COVID- 19 e, impulsionar a criação de emprego e a recuperação económica.

Promover habilidades criativas, fornecer uma combinação de estratégias de marketing digital e ferramentas de dados para identificar as últimas tendências e movimentos na indústria do são alguns dos objetivos principais do Workshop.

O segundo Workshop, com o tema, ‘Prontidão do Investimento das Empresas Africanas’ pretende fornecer as bases para a facilitação do investimento privado através da ação governamental, como também, um quadro abrangente e ferramentas para que os empresários e proprietários de negócios de Cabo Verde aumentem a sua capacidade de se prepararem para atrair financiamento de investidores estrangeiros para o crescimento dos seus negócios e geração de receitas qualificadas e sustentáveis.

Após ano e meio de pandemia com registo do pior ano da história do turismo, é cada vez mais assumido que o momento será de relançamento e retoma do turismo, recuperação e reconstrução das economias, especialmente as dependentes desta indústria global.

A realização destes importantes eventos no país, assumem “primordial importância” pelo seu impacto e dimensão, uma oportunidade ímpar para Cabo Verde, país onde o turismo é considerado o motor da economia, apresentar e posicionar-se, perante África e o mundo, reivindicando e justificando a sua reeleição para um segundo mandato no Conselho Executivo da OMT, como também a assunção de um papel mais ativo e atuante no seio da CAF e da OMT.

PUB

PUB

PUB

To Top