PUB

Cinema

“Manuel d’Novas – Coração de Poeta” estreia no Mindelo

O público mindelense pode assistir ao documentário ‘Manuel d’ Novas – Coração de poeta’, de Neu Lopes, nos dias 26 e 27 de Agosto, às 19h00, no Centro Cultural do Mindelo, um ano e oito meses após a sua antestreia. Esta longa espera deve-se aos constrangimentos decorrentes da pandemia da Covid-19.

Segundo Neu Lopes, filho do compositor, que assina, na ficha técnica, para além da realização, a sonoplastia, as imagens, o grafismo, a edição e a produção da película, entre outras, não fosse a pandemia, o filme, já exibido em Santiago, no passado mês de Janeiro, seria apresentado primeiramente em Milão, no Festival de Cinema Africano, em 2020, e noutros países da Europa e depois na ilha de São Vicente.

No entanto, o mesmo avançou que a antestreia em São Vicente, em Dezembro de 2019, serviu para ver as reacções e algumas afinações que poderiam ser feitas à película e isso possibilitou melhorias a nível de som imagem para o grande ecrã.

“Fiz modificações a nível de cinema para Cabo Verde, ainda tenho algumas mudanças para uma versão mais cuidada com a ideia de levá-lo para televisões e a nível internacional vou ver se faço algumas mudanças porque já tenho tradução em inglês para ele”, destacou o realizador, para quem a apresentação no Mindelo “terá legendagem em português para ajudar as pessoas que não entendem crioulo”.

Além do Mindelo, o realizador pretende apresentar o documentário em outras ilhas de Cabo Verde, principalmente em Santo Antão, terra natal de Manuel d’ Novas, e repetir a sua projecção em Santiago.

“Manuel d’ Novas – Coração de Poeta” foi o mais premiado da 7ª edição do Plateau – Festival Internacional de Cinema (2020) da Praia, vencendo os prémios “Melhor longa documental” e “Prémio revelação nacional”.

Este documentário conta com depoimentos de mais de 40 pessoas, entre músicos, sociólogos, políticos, familiares e conhecidos, que testemunham a vivência, a obra e o importante e significativo contributo que Manuel d’ Novas deu para a música e a cultura de Cabo Verde.

Os bilhetes já estão disponíveis no CCM.

PUB

PUB

PUB

To Top