PUB

Artes Plásticas

Kassanaya: 45 anos de “Percurso” artístico

“Percurso” é o nome da exposição do artista plástico Kassanaya, José Brazão, a ser inaugurada no próximo dia 24 de agosto, nas instalações do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), “Casa Cor de Rosa”, na Cidade da Praia.

Trata-se de uma exposição antológica da obra do escultor, que também é artesão, e que comemora 45 anos de percurso artístico, 30 dos quais dedicados à escultura.

O ato inaugural, no próximo dia 24 de agosto, pelas 16h30, será presidido pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, e as obras poderão ser visitadas pelo público até ao dia  3 de setembro próximo.

Conforme nota de imprensa, no dia da inauguração a exposição será rigorosamente limitada à comitiva do Presidente da República e outras entidades convidadas para o efeito, respeitando-se o limite de presenças na sala.

Perfil

Kassanaya é natural da ilha de Santiago. A escultura, cerâmica, artes e ofícios, joalharia alternativa e organização de eventos, são as principais atividades a que se dedica.

Começou pela transformação de matérias-primas naturais como casca de coco, bambu, marfim, carapaça de tartaruga, ossos de baleia, chifres, sementes não comestíveis, desperdícios, fios de arames, fios orgânicos, etc.

Já participou em eventos culturais, nomeadamente exposições no Palácio Foz em Lisboa, Teatro Experimental de Cascais, em eventos alternativos de rua, na Rua Augusta, Feira da Ladra, e Feira de Carcavelos, num período fértil em experiências, partilhas, e produção artística.  

Para além de trabalho pedagógico, tem participado em projetos coletivos, e desenvolvido outros, de sua autoria, como ” Artes e Cultura do Mundo Lusófono”, “Cocada 100%”, “Ecoreciclarte”, “Ecoarte”, “Pankupedra”, “Arte Mar”, “Pedras Vivas”, “Alibentenpu”, “Construsom” e “Artelixo”.

PUB

PUB

PUB

To Top