PUB

Desporto

Afrobasket’2021: “Vitória sobre Angola tem um significado especial” – Fidel Mendonça

A primeira vitória de sempre de Cabo Verde sobre a seleção angolana, 77-71, após prolongamento, é uma “grande motivação” para o resto da competição, defende o capitão da seleção nacional, Fidel Mendonça.

Ontem à noite Cabo Verde surpreendeu na sua estreia no Afrobasket ao vencer Angola, seleção 11 vezes campeã africana, com uma exibição consistente de toda a equipa. Com destaque para Edy Tavares, que somou 20 pontos, 18 ressaltos e seis bloqueios e, ainda, com Jeff Xavier, Fidel Mendonça, os irmãos Ivan e Joel Almeida, todos com dez pontos ou mais cada um.

Segundo o capitão cabo-verdiano, Fidel Mendonça, foi uma vitória com um sabor especial para os comandados de Mané Trovoada.

“Foi uma vitória no primeiro jogo do grupo o que nos dá um oxigénio para passar à próxima fase. O facto de nunca termos vencido a seleção angolana é uma grande motivação para toda a equipa e para toda uma geração do basquetebol cabo-verdiano. Foi uma vitória especial”, destacou.

Para Mendonça, o primeiro triunfo de sempre sobre a seleção angolana serve de motivação para o resto da competição, ainda assim, destaca a humildade no seio do grupo.

“Antes do jogo contra Angola não éramos os piores do mundo e com esta vitória não somos os melhores do mundo. Estamos com os pés bem assentes no chão, porém felizes e motivados porque vencemos uma potência africana”.

Com a vitória de ontem, Cabo Verde divide a liderança do Grupo A com o anfitrião, o Ruanda que, na partida inaugural do torneio, levou de vencida a R.D. Congo por 82 a 68.

O próximo jogo do combinado nacional é já esta quarta-feira, 26, frente aos congoleses que, segundo o Fidel Mendonça, também “é uma equipa fortíssima”.

“Agora estamos focados no encontro com a R.D. Congo que é, igualmente, uma grande seleção e com bons jogadores. Mas estamos preparados e confiantes que temos equipa para vencê-los”, afirmou o capitão.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top