PUB

Sociedade

Guarda Costeira participa em operação de socorro de piroga acidentada com 60 vítimas mortais

A Operação “SIZU”, da qual a Guarda Costeira fez parte, de 25 a 29 do corrente mês, resultou no resgate de uma piroga que sofreu um acidente em Saint Louis (Senegal), no dia 28, com cerca de 60 mortes a registar.

Esta ação de socorro, de acordo com uma nota, ocorreu por parte do navio da Marinha Senegalesa Fouladou, em Saint Louis, Senegal.

Na operação, foram ainda resgatadas três pessoas com vida e recuperados 13 cadáveres.

De acordo com a mesma fonte, ao longo da operação foram detectadas 249 embarcações de pesca, das quais 125 identificadas, 53 inspeccionadas e cinco apreendidas.

A operação decorreu no âmbito da implementação do Programa de Desenvolvimento da Pesca na África Ocidental (Pescao), cujo lema é “Melhorar a governação regional das pescas na África Ocidental” e foi coordenada por um Posto de Coordenação Sub-regional (PSRCO) montado na Cidade da Praia, nas instalações do COSMAR.

A operação “SIZU” foi encerrada com uma moção de agradecimento à Guarda Costeira pelo acolhimento, e condução da operação e, igualmente, algumas recomendações “importantes” para melhorar as próximas operações.

“SIZU” é uma operação conjunta de fiscalização sub-regional das actividades de pesca do tipo A, que decorreu nas Zona Económica Exclusiva (ZEE) de Cabo Verde, Gâmbia, Mauritânia e Senegal.

Tem como principal objectivo fortalecer a cooperação operacional sub-regional para a detecção de actividades de pesca ilegal, não regulamentadas e não declaradas. Ou seja, Pesca INN, as quais não cumprem as normas de conservação, preservação e gestão de recursos marinhos haliêuticos, em vigor nos Estados-Membros da SRFC, de conservação das espécies e de protecção dos ecossistemas marinhos.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top