PUB

Cultura

Fruto de uma parceria com NOSi – SCM vai criar portal de Autores e Artistas

A SCM assinou nesta terça-feira,31, um protocolo de parceria com o Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação – NOSI, com vista ao reforço da proteção dos direitos autorais e conexos no domínio da música em Cabo Verde e no continente Africano. Entre outras coisas, vai permitir a criação de um portal de Autores e Artistas da SCM.

Segundo a SCM, o referido protocolo irá permitir que as duas instituições desenvolvam uma parceria profícua, para juntas darem um passo “determinante” com vista ao reforço da proteção dos direitos autorais e conexos no domínio da música em Cabo Verde e no continente Africano.

Isto,  num contexto em que o digital está a desempenhar um papel fundamental na potencialização das indústrias criativas, beneficiando o sector da música de ofertas tecnologias que asseguram à SCM respostas mais qualificadas no quadro da gestão do catálogo musical cabo-verdiano, em conexão com o catálogo musical internacional.

Este protocolo irá permitir “uma inovação num modelo de interação, através das novas tecnologias, entre a SCM e os players dinamizadores das relações que com ela dão forma e vida à gestão coletiva dos direitos autorais e conexos no país”.

Por sua vez, o NOSI estará a contribuir para que, através da SCM, os autores, artistas e utilizadores da música de Cabo Verde estejam em outros patamares de valorização e transação desta arte enquanto fator de desenvolvimento e de grandeza do país.

O mesmo vai acelerar o processo tecnológico de desenvolvimentos das plataformas tecnológicas complementares que a SCM precisa para conectar as demais plataformas internacionais com as quais já está conectada desde o ano de 2020. 

Assim, a SCM vai também usufruir dos servidores do NOSI para o alojamento de todo catálogo de obras e gravações musicais no território nacional, entre outros benefícios, nomeadamente, a criação de um portal de Autores e Artistas SCM.

PUB

PUB

PUB

To Top