PUB

Desporto

Afrobasket’2021: Cabo-verdiano Edy Tavares entre os cinco melhores

O basquetebolista cabo-verdiano, Edy Tavares, foi o jogador mais eficiente (Top Performance) do Afrobasket’2021, ficando entre os cinco melhores.

Edy Tavares foi eleito o mais eficiente da competição, com uma média de eficiência de 31,0 por jogo, seguido do senegalês Gorgui Dieng (25,0) e do marfinense Matt Costtello (24,7).

Edy Tavares integrou também o “cinco ideal” (All Stars Five), constituído por Makram Ben Romdhane (Tunísia), Gorgui Dieng (Senegal), Matt Costello (Costa do Marfim) e Omar Abada (Tunísia).

O poste cabo-verdiano de 2,21 metros, que fez a sua primeira aparição no AfroBasket em 2013, contribuiu com 14,2 ressaltos e quatro bloqueios por jogo, mas também liderou Cabo Verde com a média de 16,8 pontos por jogo.

Tavares ganhou, ainda, o prémio do atleta com mais ressaltos no torneio, 85 em seis jogos.

Melhor jogador

Já o tunisino Makram Ben Romdhane foi eleito o melhor jogador (MVP) do AfroBasket’2021, ao conduzir o seu país ao terceiro título continental.

O jogador de 32 anos, que atua no Benfica (Portugal), foi vital para a sua seleção durante o torneio.

O extremo-poste de 2,05 metros teve uma média de 12 pontos e 7,6 ressaltos, o máximo da equipa, por jogo.

Primeira mulher

A organização do Ruanda Afrobasket’2021 fez, ainda, uma menção honrosa pela contribuição ao jogo de basquetebol à treinadora do Quénia, Liz Mills, que se tornou a primeira mulher a treinar no AfroBasket.

Eduardo Mingas (Angola) com 42 anos, Stephane Konate (Costa do Marfim) com 41 anos, e Slimante Radhouane (Tunísia) com 41 anos também foram distinguidos os jogadores mais velhos do torneio.

O Afrobasket’2021, que aconteceu de 24 de agosto a 5 de setembro, na capital ruandesa, Kigali, e contou com a participação das 16 melhores seleções africanas da modalidade.

PUB

PUB

PUB

To Top