PUB

Sal

Número de crianças na rua aumenta

O número de crianças na rua – e não de rua – tem aumentado no país com o agravamento da situação epidemiológica. A ilha do Sal é o caso mais grave, mas estende-se à Praia, São Vicente e Boa Vista. Esta terça-feira, 07, o ICCA socializou um projecto de reforço da capacidade interventiva da instituição, financiado pela Plan Bornefonden.

 Em declarações à RCV, a presidente do ICCA, Maria do Livramento Silva, alertou que o número de crianças na rua tem aumentado no país, devido à covid-19.

A constatação foi feita à margem do workshop de socialização de um projecto de reforço no sector, financiado pela ONG dinamarquesa Plan Bornefonden, por um período de um ano, no montante de 23 mil contos.

O objectivo é diminuir o número de crianças e adolescentes em situação de rua, mas também promover a sua reintegração escolar e profissional, através de ações de formação, estímulo do autoemprego e continuidade dos estudos.

“Nós pretendemos que essas crianças saiam da rua, mas que aquelas que ainda estão na idade escolar voltem para escola e os que estão acima dos 15 anos, com uma capacidade escolar baixa, aprendam a fazer algo que seja alternativo a estar na rua”, explicou, acrescentando que algumas dessas crianças tem ainda 6 e 7 anos.

Ao contrário do número de crianças na rua, o indicativo de crianças de rua não tem registado aumento.

”Com o agravamento da situação devido a covid-19 várias crianças escolhem a rua para procurar o seu sustento. Estamos a ter um aumento de crianças na rua, mas que depois voltam para o seio familiar. Infelizmente também temos poucas crianças de rua”, precisou.

O financiamento da Plan Bornefonden, adiantou, é o reforço de uma actividade que o ICCA já vem fazendo através do projecto Nos Casa, na Praia e no Sal, e também do núcleo local de prevenção em São Vicente.

C/ RCV

PUB

PUB

PUB

To Top