Os Ministérios da Educação e da Saúde ponderam instalar postos de vacinação em algumas escolas secundárias, para facilitar a imunização de professores e alunos maiores de 18 anos.
O ministro da educação, Amadeu Cruz falava em conferência de imprensa, realizada esta quarta-feira, 8, na Praia, para apresentar as informações sobre a preparação do arranque do novo ano lectivo, no dia 13 de Setembro.
Aproximadamente é o regresso às aulas para 130 mil alunos e seis mil professores, em regime presencial, e exigência de apresentação do certificado de vacinação ou teste de covid-19 negativo, de 14 em 14 dias, aos professores e funcionários.
Segundo Amadeu Cruz, a previsão do alargamento dos postos de vacinação em algumas escolas, lá onde for necessário, deve-se ao facto de o número de professores e funcionários vacinados estar àquém do esperado.
75% vacinados
O governante adiantou que os dados do Ministério da Educação apontam que cerca de 75 por cento (%) dos mesmos já receberam a primeira dose da vacina.
Quanto ao regresso às aulas, em regime presencial, e com carga horária completa, o governante afirmou que será, no entanto, levado em consideração a evolução da pandemia da covid-19, em Cabo Verde.
Por outro lado, informou que o Ministério da Saúde está a avaliar a situação e poderá tomar outras decisões em relação ao alargamento da vacinação dos adolescentes, apelando à confiança de todos relativamente à decisão da tutela da Educação de normalizar e criar condições para o funcionamento das escolas.
Apelou, neste sentido à responsabilidade cívica e moral dos professores e funcionários afetos às escolas, na adesão ao plano de vacinação, visando evitar a propagação da covid-19 entre a comunidade académica.
C/Inforpress