A cidade da Praia será o palco, nos dias 14 e 15 de setembro, do 1.º Congresso Olímpico da Lusofonia e da Assembleia Geral da Associação dos Comité Olímpicos de Língua Portuguesa (ACOLOP).
Em comunicado de imprensa, o Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) avança que o evento visa criar visões estratégicas dos Comités Olímpicos Nacionais, voltados para a igualdade de género e diversidade no desporto, mas também para a colocação dos atletas no centro do Movimento Olímpico e programas baseados em consórcios e financiamento internacional.
A mesma fonte refere que o Movimento Olímpico é uma ação consertada, organizada, universal e permanente, de todos os indivíduos e entidades inspirados nos valores do olimpismo e que neste sentido, está empenhada em promover a lusofonia através do desporto, que vai da escola aos Jogos Olímpicos.
O 1.º Congresso Olímpico da Lusofonia será realizado sob o lema “para uma abordagem conjunta no desenvolvimento através do desporto” e terá como o principal objetivo “desencadear um movimento regional que conduz ao envolvimento de um número crescente de pessoas nos princípios e valores do olimpismo ao serviço do desenvolvimento do desporto e do país”.
A acompanhar este congresso, os membros da ACOLOP reúnem-se na sua Assembleia Geral, que decorre no dia 14. Neste evento está previsto a discussão de vários assuntos ligados à gestão da associação bem como de diferentes projetos.
O Congresso reunirá num dos hotéis da cidade da Praia, de forma presencial e remota, os representantes dos Comités Olímpicos membros da referida associação, de vários especialistas e contará, ainda, com as presenças da presidente do COC, Filomena Fortes e do ministro do Desporto, Carlos Monteiro.