PUB

Educação

Aumentam pedidos de apoio na FICASE

Os pedidos de apoio junto da Fundação Cabo-verdiana de Ação Social e Escolar (FICASE) aumentaram. A garantia é do presidente Albertino Fernandes. O mesmo garante que os manuais do primeiro ao oitavo ano de escolaridade, já se encontram disponíveis em todos os concelhos do país.

Em entrevista à rádio nacional, o presidente da FICASE, Albertino Fernandes, alega que a fundação tem distribuído kits com materiais escolares e admite que este há mais pedidos de apoio.

“Houve um aumento de solicitação e, por isso, é que também contamos com orçamento do Estado e temos, também, algumas campanhas de mobilização de recursos para poder atingir a nossa meta de apoiar cerca de 30 mil estudantes de famílias em situação de vulnerabilidade. 

Relativamente ao programa de Cantinas Escolares, o entrevistado avança que vão ser introduzidos mais dois géneros alimentícios além dos 11 géneros que já existem.

Albertino Fernandes assegura que continua o projeto de compras locais, através dos agricultores. Neste aspecto, aponta como a única dificuldade, a fraca formalização dos negócios dos agricultores, o que tem dificultado os pagamentos.

“Temos vindo a trabalhar e a apelar a Câmara Municipal ou até às ONGs a ajudar-nos a organizar recursos para continuar esse projeto de compras locais visto que temos previsto cerca de 25% do orçamento do Estado para as compras locais, nós não podemos estabelecer uma relação comercial com os agricultores de uma forma informal. Não temos possibilidade de fazer o pagamento, senão estiverem formalizados, podem ser em associações, podem ser em cooperativas, mas tem que estar formalizados com NIFs, para podermos estabelecer esta relação comercial”, explica.

As cantinas escolares beneficiam mais de 100 mil alunos, o que equivale a 20% da população. 

Quanto aos manuais escolares, o mesmo diz que os 43 livros, do primeiro ao oitavo ano, já estão disponíveis em todos os concelhos, nas livrarias e nos postos dos correios de Cabo Verde.

O ano letivo tem como lema “Resiliência e confiança para educação de qualidade”. O Liceu Domingos Ramos na Praia acolheu a sessão formal de abertura do ano lectivo no país, presidida pelo Chefe do Governo. 

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top