PUB

Política

São Domingos: Câmara quer apoio do embaixador de Portugal na mobilização de água

O edil, Isaías Varela, manifestou, sexta-feira, 17, o desejo de contar com o apoio do Embaixador de Portugal, em Cabo Verde, no desenvolvimento do município de São Domingos, nomeadamente na resolução do problema de escassez de água, um dos maiores desafios do concelho.

Isaías Varela, que falava no final de uma visita de cortesia do embaixador português, António Albuquerque Moniz, disse ter transmitido ao diplomata luso que o problema de escassez de água, tanto para consumo, como para rega, é um dos maiores desafios do concelho pelo que a Câmara Municipal de São Domingos vem fazendo diligências junto do Governo e de alguns privados, visando a mobilização de mais água.

“Queremos contar com o apoio do Senhor Embaixador para nos ajudar na mobilização de apoios e parceiros em prol do desenvolvimento do nosso município”, manifestou Isaías Varela, lamentando que, no caso da água para o consumo, São Domingos precisa diariamente de cerca de 600 metros cúbicos do precioso líquido, uma quantidade que está longe de ser atingida já que, normalmente, são disponibilizados, diariamente, 400 metros cúbicos, que, ainda assim, chegam a ter uma perda de cerca de 60%

 Por sua vez, o Embaixador de Portugal em Cabo Verde, António Albuquerque Moniz, assegurou que vai estar atento às oportunidades de eventuais apoios ao Município de São Domingos.

“Vamos ter em consideração tudo aquilo que o Presidente da Câmara Municipal nos disse e vamos estar atentos também para as eventuais oportunidades que poderão surgir”, afirmou o embaixador António Albuquerque Moniz no final da visita de cortesia que efetuou, ontem, sexta-feira,17, ao Presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Isaías Varela.

Para além da problemática de escassez de água, o Presidente da Câmara Municipal de São Domingos abordou com o Embaixador de Portugal em Cabo Verde problemas que se prendem com o desemprego, insegurança, acessibilidade, turismo, habitação social, planeamento e ordenamento do território e saneamento básico que constituem desafios que merecem atenção especial por parte do governo local.

Durante a visita de cortesia do embaixador António Albuquerque Moniz, o autarca Isaías Varela fez-se acompanhar do Vereador da área de Planeamento do Território, Edmilson Almeida.

Água para rega

O Presidente da Câmara Municipal de São Domingos acredita que a mobilização de água para o Concelho poderá ser através de perfurações, mas, sobretudo através da dessalinização de água para agricultura.

Isaías Varela recordou que São Domingos já está contemplado com o projeto “Água de Rega”, mas lamentou que, até o momento, os agricultores ainda não beneficiaram desse projeto. A falta de água, como sublinhou, sente-se de modo muito particular na Freguesia de Nossa Senhora da Luz, uma zona do Concelho que possui uma grande extensão de terreno propício para a agricultura.

Por outro lado, conforme acrescentou Isaías Varela, a empresa Águas de Santiago tem um projeto de adução de água que liga a zona alta de Rui Vaz ao concelho de São Lourenço dos Órgãos, mas ainda falta o aumento da capacidade de produção para que, sobretudo, seja disponibilizada a quantidade de água necessária ao município de São Domingos.

PUB

PUB

PUB

To Top