PUB

Educação

Santo Antão: Ministro “surpreendido” com mau-estado da Escola de Dominguinhas 

O ministro da Educação, Amadeu Cruz, de visita a Santo Antão, constatou que o Ano Lectivo começou na “absoluta normalidade”. Entretanto, ficou “surpreendido” com o mau estado da Escola de Dominguinhas, pelo que promete a sua recuperação no marco do Programa de Rehabilitação dos estabelecimentos escolares.

Durante a sua estada em Santo Antão, Amadeu Cruz encontrou-se com as estruturas do seu Ministério nos três municípios )Porto Novo, Paúl e Ribeira Grande) e com os presidentes das câmaras para abordar questões relativas ao funcionamento e rehabilitação de escolas, Transporte Escolar, distribuição de “kits”, entre outros.

“Temos as escolas e as cantinas escolares a funcionarem na normalidade, não temos falta de professores, os manuais estão disponíveis, temos o Transporte Escolar a funcionar e vamos iniciar, na próxima semana, a distribuição de ‘kits’ escolares. Ou seja, temos uma situação de absoluta normalidade em Santo Antão, onde os rácios estão observados”, garante o ministro, no término de uma visita de dois dias à “Ilha das Montanhas”.

Amadeu Cruz constatou, também, que 95 por cento dos professores estão vacinados, bem como os outros funcionários e alunos a partir dos 18 anos.

Surpresa

Entretanto, Amadeu Cruz ficou “surpreendido” com o estado da Escola Básica Obrigatória de Dominguinhas, no Interior do Porto Novo, “degradada”, prometendo melhorar o Edifício, no âmbito do Programa de Reabilitação de Escolas.

O governante revelou, ainda, que estão “já a caminho” de Santo Antão, os equipamentos e mobiliários para aquele Estabelecimento de Ensino, que acolhe 14 alunos, mas cuja situação acabou por surpreender o Ministério da Educação, mas que vai ser rehabilitada, “em breve”, proporcionando, assim, aos alunos e professores melhores condições de trabalho.

A nível de rehabilitação de escolas, o ministro da Educação informou que, “até agora”, já foram investidos mais de 250 mil contos em todo o Arquipélago.

Ainda em Santo Antão, Amadeu Cruz voltou a apelar ao consenso dos três municípios, quanto à localização para a instalação da Universidade na Ilha.

PUB

PUB

PUB

To Top