PUB

Economia

Empreendedorismo: Helton Spencer aposta na costura e estilismo para driblar desemprego

Helton de Jesus Spencer Cabral é um jovem estilista, residente em Cruz Grande, Santa Catarina de Santiago. Depois de terminar o 12°ano, encontrou na costura uma forma de se manter e driblar a crise, criou o Atelier de costura By Spencer.  Hoje, sonha, um dia, poder representar Cabo Verde nos grandes palcos da moda internacional.

O jovem Helton Spencer, de 25 anos, natural de Cruz Grande, no município de Santa Catarina de Santiago, fundou o Atelier de costura By Spencer.

Mesmo sem ter nenhuma formação na área, Helton aprendeu a costurar ainda criança, a observar a mãe enquanto fazia costura e remendos em roupas.

“Quando criança, via a minha mãe a costurar, mesmo sem ser uma profissional da área, então com o tempo passei a fazer alguns remendos nas minhas próprias roupas como apertá-las ou corrigir algo que não me agradasse”, relembra Spencer.

Unir o útil  ao agradável

Após o término do 12° ano, o jovem teve a necessidade de trabalhar e encontrou na costura um meio de subsistência,  ao mesmo tempo que fazia aquilo  de que gosta.

Atuando há mais de cinco anos como costureiro profissional, foi há cerca de dois anos que decidiu criar o seu próprio atelier, By Spencer, e hoje faz encomendas para diferentes pontos da ilha de Santiago.

Inicialmente, conta que a maior dificuldade encontrada foi arrumar clientes, “uma vez que estava dando os primeiros passos sozinho e não era muito conhecido” recorda, mas, atualmente, “os meus trabalhos são muito elogiados e tenho uma procura que vem crescendo de forma considerável”.

Apesar da pandemia, com a quarentena, ter colocado o negócio em cheque, Helton afirma que  não desistiu “e nunca cheguei a pensar em desistir e, por isso, hoje estou onde onde estou”.

Criações 

Nas suas criações, o estilista busca sempre dar um toque mais pessoal.

“Por vezes vejo coisas na TV, e no facebook que estão na moda e busco fazê-las, mas sempre busco modificá-las um pouco para ficarem mais parecidAS com o meu estilo”.

Apesar da costura ser tradicionalmente associada ao trabalho das mulheres, Helton conta que não sofreu nenhum tipo de preconceito ou discriminação quando iniciou.

“Profissionalmente falando, são os homens que dominam a costura, apesar de não termos muitos homens cabo-verdianos nesta prática”.

Com os seus toques pessoais, o Atelier By Spencer, vem conquistando cada vez mais clientes, fruto do reconhecimento pelo bom trabalho que vem realizando e Helton sonha, agora, um dia poder representar Cabo Verde nos grandes palcos da internacional.

PUB

PUB

PUB

To Top