PUB

Diáspora

Belarmino Silva nomeado embaixador de Cabo Verde na Nigéria

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, decretou, sob proposta do Governo, a nomeação de Belarmino Monteiro Silva para exercer o cargo de embaixador de Cabo Verde na Nigéria.

Segundo avança a Inforpress, que cita o Boletim Oficial de 06 de Outubro, o diplomata terá residência em Abuja, sendo o primeiro embaixador de Cabo Verde a assumir o cargo desde a criação da embaixada naquele País.

Belarmino Silva foi nomeado pelo Governo, em Outubro de 2018, a inspector diplomático e consular, em comissão de serviço, tendo desempenhado a função de cônsul-geral de Cabo Verde na Holanda desde 2012.

Recorde-se que em Janeiro deste ano, o Governo criou a embaixada de Cabo Verde na República Federal da Nigéria, com sede em Abuja, cujo desígnio é de fortalecer e elevar a excelência das suas relações, segundo uma publicação no Boletim Oficial.

Segundo o decreto-lei nº 6/2021, a criação da embaixada provém da necessidade de se garantir uma melhor cobertura diplomática na sub-região oeste africana, para garantir maior eficácia na  protecção dos interesses nacionais.

A criação da embaixada é ainda justificada com o facto de a Nigéria ser “estratégica para qualquer país da África Ocidental devido ao seu peso político e económico na sub-região e, ademais, Estado-sede da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), organização sub-regional de que Cabo Verde é parte desde 1976”.

Por isso, refere a publicação, torna-se indispensável uma presença permanente e ao mais alto nível de Cabo Verde na República Federal da Nigéria com objectivo de incrementar relações bilaterais entre os dois países e acompanhar sistemática e ativamente a evolução do processo de integração regional, assegurando melhor inserção do país na sub-região.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top