PUB

Fernando Delgado

Presidenciais: Fernando Delgado classifica “um caos” a Habitação na Boa Vista

Fernando Delgado está na Boa Vista para contacto com o eleitorado. Em acção de Campanha pelo Bairro de “Boa  Esperança”, considerou a a Habitação como “um caos” na Ilha e no Bairro em concreto. E não fica só nisso: entende que a construção de um Aeroporto em Rabil “atrasou” o desenvolvimento dessa localidade.

“Boa Esperança” concentra o maior número de habitantes de Sal-Rei, maioritariamente de outras ilhas do País. A precariedade habitacional foi constatada pelo Candidato Fernando Delgado, que fala em “violação” de um Direito Constitucional.

Delgado disse não entender que, sendo a Habitação Social um Direito Constitucional e um “bem da primeira necessidade”, as pessoas estejam a viver ali, numa situação “tão dificil” como aquele que disse ter constatado, apesar de “todo o falatório”, quer da parte do Governo, quer dos deputados, na Assembleia Nacional.

“O pior é que há aqui, na Ilha, habitações construídas, prontas e fechadas, que não estão a ser bem utilizadas, quando temos famílias a viver em situações difíceis” – reforçou o Candidato, nas várias conversas que manteve com os eleitores do Bairro.

Por isso, referiu que se torna necessário “mexer na Constituição da República”, para trazer “outros poderes” ao Presidente da República, entre eles, o de fiscalizar as promessas não cumpridas.

Rabil “impedida”

Mais tarde, em Rabil, Fernando Delgado afirmou que a construção de um Aeroporto na localidade atrasou o seu desenvolvimento.

Ainda ele, a zona está “impedida de crescer”, devido à proibição de se construir, numa “extensa área de Segurança Aeroportuária”, com os jovens a queixarem-se desse “impedimento”.

“A comunidade do Rabil ficou em desvantagem e os sucessivos governos da República enganaram os jovens de que iriam traçar estratégias e alternativas para os ajudar”, acusou o Candidato, que disse ter informações segundo as quais havia planos para construírem, num outro sítio, mas que, “até hoje nada” e que estão a ser “excluídos do mapa”.

Fernando Delgado foi mais longe e considerou que os moradores do Rabil e, sobretudo, os jovens, “têm o direito a exigir uma indemnização” por parte do Estado.

Se for eleito Presidente da República, no dia 17, Fernando Delgado disse que vai se inteirar desse dossiê e, junto do Governo, exigir “uma estratégia concreta” para  Rabil.

A caminho de Santiago…

Delgado deverá partir para a ilha de Santiago, na tarde deste sábado, 9, para prosseguir com a sua Campanha e preparação para o debate debate entre os adversários, a acontecer neste domingo, 10.

Estas são as sétimas Eleições Presidenciais em de Cabo Verde, desde 1991, ano em que, pela primeira vez, a escolha do Presidente da República  (PR) passou a ser feita pelo voto directo, universal e pluralista.

A Eleição para o PR, que irá suceder a Jorge Carlos Fonseca, no cargo, acontece no próximo dia 17 de Outubro e concorrem sete candidatos, notadamente: Fernando Rocha Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Alberto Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

C/Inforpress 

PUB

PUB

PUB

To Top