PUB

Cultura

Banda “Triu di Fogo” prepara primeiro single com olhos na internacionalização

São três jovens músicos, naturais da ilha do Fogo, que têm se aventurado nas noites de música da capital do país. Depois de acompanhar vários artistas de renome nacional e marcar presença em festivais consagrados no país, a banda está a trabalhar no primeiro trabalho autoral. Querem, por outro lado, levar a sua música além fronteiras e promover os ritmos foguenses lá fora, com especial atenção no Talaia Baixo.

 Michel Andrade (guitarra/voz), Júnior Barbosa (teclado/voz) e Valter Cardoso (cavaquinho e baixo) compõem o Triu di Fogo, banda fundada em 2015. Após colaborações em trabalhos de vários artistas renomados cabo-verdianos, como é o caso de Beto Dias e Grace Évora, e participações em festivais consagrados, como Kriol Jazz e AME, chegou a hora de trabalhar no próprio disco.

Por agora, o grupo está focado em produzir o primeiro single e respectivo videoclip, com previsão para o início de 2022 e fazer a sua primeira digressão no exterior, para o qual já estão a trabalhar com um produtor radicado nos Estados Unidos da América.

“Já começamos a escrever a nossa música e a trabalhar num projecto para um possível disco. Estamos atrás de patrocínio, e o objetivo é, até o início do próximo ano, ter pelo menos, um single no mercado”, projetou Júnior Barbosa, um dos integrantes da banda.

Música do Fogo como bandeira

O seu repertório tem sido fundamentalmente de músicas tradicionais, desde o Funaná, Coladeira e Talaia Baixo, este último típico da sua terra natal, mas também de ritmos como  Zouk e Kizomba.

O Talaia Baixo, aliás, está aliado aos planos futuros do grupo, que quer também projectar a ilha do Fogo, através da música, em especial deste ritmo identitário.

“Para além do Talaia Baixo, tem também a Banderona e Mazurca, que já fazem parte do nosso estilo. O Talaia Baixo podemos dizer que é a nossa marca. Não pode faltar no repertório”, explica Michel Andrade.

Mesmo assim, garantem, o repertório é sempre baseado em vários estilos, de modo a abranger todos os gostos.

Internacionalização

Neste momento o grupo está a trabalhar com o produtor musical Tony Araújo, radicado nos Estados Unidos, para uma possível digressão já no próximo ano.

A banda ambiciona se apresentar em palcos renomados, em países como Portugal, França, Luxemburgo, Holanda, Alemanha e os Estados Unidos da América.

“A primeira dificuldade era encontrar um manager para apostar no nosso trabalho. Já temos uma luz verde, que é o interesse do agente Tony Araújo, que entrou de cabeça neste projecto. Depois é conseguir o visto, que não é fácil, principalmente por causa desta pandemia”, explica a banda.

Biografia

A banda foi fundada em 2015 por Valter Cardoso e Júnior Barbosa. Michel Andrade chegou mais tarde para formar o trio, que tem subido vários palcos, desde a ilha de Santiago, Fogo, São Vicente, Sal e Boa Vista.

Juntos ou de forma individual, os elementos já tocaram em vários festivais nacionais, tais como o Kriol Jazz, Atlantic Music Expo, Festival da Gamboa e Festas de Nhô San Filipe.

Dois dos integrantes já tiveram participações também em performances em Portugal, Senegal e Angola.

Do role de colaborações, contam nomes como Neuza de Pina, Beto Dias, Grace Évora e vários outros.

PUB

PUB

PUB

To Top