PUB

Política

PAICV contra aumento da carga fiscal

O Secretário Geral do PAICV, Julião Varela, garantiu hoje que o seu partido é contra o aumento da carga fiscal, em especial neste momento em que a população se “confronta com enormes dificuldades” devido ao aumento do preço da energia.

“Todos têm dito que a carga fiscal em Cabo Verde é bastante pesada, comprometendo a competitividade das nossas empresas, diminuindo o rendimento líquido das pessoas e dificultando o poder de compra das famílias”, disse Varela em conferência de imprensa na Praia.

Segundo Varela, a proposta de Orçamento para 2022, que o Governo entregou ao Parlamento, prevê um aumento do IVA em torno dos 2%, assim como um aumento de 5% sobre mais de 2000 produtos importados.

Por este motivo, considera que “o Orçamento de Estado 2022, nada traz para compensar as famílias ou para amortecer os efeitos dos aumentos que nos esperam. Não traz qualquer melhoria salarial, não há aumento da pensão social, nem há aumento do salário mínimo nacional”.

Devido a estes aumentos o Secretário-geral do PAICV, partido da oposição, sublinha que vão ser as famílias que “vão pagar durante o ano de 2022 as consequências da política irresponsável e despesista deste Governo”.

O mesmo recorda que o seu partido sempre alertou o Governo sobre a necessidade de conter as despesas, mas que as suas propostas sempre foram ignoradas.

PUB

PUB

PUB

To Top