PUB

Desporto

Andebol: Cabo Verde convidado para torneio na Tunísia

Cabo Verde foi convidado a participar num torneio de andebol, na Tunísia. A competição contará com a presença das seleções nacionais da Tunísia, Suíça e Montenegro, e vai realizar-se no próximo mês de novembro. Federação Cabo-verdiana da modalidade ainda considera a participação nacional.

A seleção cabo-verdiana de andebol sénior masculina acaba de ser convidada para participar num mini torneio, na Tunísia, iniciativa da federação de andebol daquele país do norte de África. A competição está prevista para decorrer de 3 a 7 do próximo mês, envolvendo as seleções da Suíça, Montenegro e a própria Tunísia.

Segundo o presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA), António Teixeira, tratar-se de “uma grande oportunidade” para Cabo Verde.

“É um convite que surge de repente, mas acho que é uma oportunidade que não podemos deixar passar. A Tunísia é uma potência, a Suíça e Montenegro são equipas de um nível altíssimo e Cabo Verde tem de estar nesse nível”, disse hoje o líder federativo, ouvido pela RCV.

Teixeira acredita que a recém-contratação do conceituado treinador sérvio, Ljubomir Obradovic, para dirigir a seleção nacional no próximo CAN foi decisiva para este convite.

Porém, com vista a participação no CAN em janeiro do próximo ano, a seleção nacional já previu um estágio em Portugal, precisamente para inícios de novembro.

“Teríamos de ficar dois dias ou três em Portugal. Graças ao Comité Olímpico Cabo-verdiano já conseguimos a verba necessária para organizar esse estágio em Portugal. Agora, o que estamos a ver é se, primeiro, conseguimos a verba para as passagens Lisboa – Tunísia – Lisboa. Conseguindo, teremos de negociar com o Centro de Estágios em Portugal para ver se, em vez de nos cobrar seis ou sete dias de estágio, consigam reduzir para três dias”, explicou o presidente da FCA.

A Tunísia, que convidou Cabo Verde, garante o alojamento e alimentação. Resta conseguir a verba para as outras despesas.

António Teixeira garantiu que a Federação envida esforços com diversos parceiros. É que, no entender do presidente da FCA, “ficaria muito mal para Cabo Verde declinar o convite alegando falta de condições financeiras”.

Cabo Verde estará pela segunda vez no Campeonato Africano de Andebol, sénior masculino, que decorrerá de 13 a 23 janeiro de 2022, em Marrocos.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top