PUB

Política

Presidenciais/Praia: Pouca afluência marca início da votação em Palmarejo, ASA e Ponta D´Água

A votação para escolha do próximo presidente da República de Cabo Verde começou a horas, nos bairros de Achada Santo António, Palmarejo e Ponta D’Água, na cidade da Praia. Sem sobressaltos, até por volta das 8h30, desta manhã, hora em que o A Nação esteve no terreno, e ainda com pouca afluência às urnas.

Em Ponta D´Água, onde este online esteve por volta das 8h30, o representante da CNE no local  informou que as assembleias de voto abriram desde as 6h da manhã, e a votação começou uma hora depois.

“Até agora, está a decorrer de forma tranquila, sem constrangimentos e espera-se que, até o final do dia, não se registe nenhuma anormalidade”, sublinhou Hélio Furtado, segundo o qual, naquela assembleia, na Escola do Ensino Básico, tem uma média de 300 a 400 eleitores inscritos, distribuídos por 10 mesas.

Segundo Hélio Furtado, as eleições anteriores na zona sempre decorreram de forma tranquila, pelo que espera que a tradição se mantenha, também neste pleito.

Tanto em Palmarejo, como em Achada Santo António, o cenário entre as 7h e as 8h da manhã era semelhante. Todas as mesas já abertas, embora com pouca afluência de eleitores. Em algumas, ainda ninguém tinha votado esta manhã.

A Nação pôde constatar ainda no terreno que todas as assembleias de voto estão equipadas com lavadouros e álcool gel, em estrito respeito com as medidas sanitárias em vigor.

De notar, contudo, que em Ponta D´Água, em específico, regista-se a presença de propaganda eleitoral, a menos de 500 metros do local do voto, como determina a lei eleitoral, estando em incumprimento.

Estas são as sétimas eleições presidenciais no país, com o maior número de candidatos de sempre. Entre os sete, Carlos Veiga e Joaquim Monteiro concorrem ao cargo pela terceira vez.

Pela primeira vez na disputa estão os candidatos Hélio Sanches, Casimiro de Pina, José Maria Neves, Gilson Alves e Fernando Rocha Delgado.

PUB

PUB

PUB

To Top