PUB

Política

Presidenciais/Santa Catarina: Processo de votação arranca dentro da normalidade mas com menos Assembleias de Voto

O processo de votação, no concelho de Santa Catarina, de Santiago, para a escolha do próximo Presidente da República de Cabo Verde, arrancou dentro da normalidade, embora haja menos Assembleias de Voto e mais eleitores por mesas.

Conforme a presidente da Comissão de Recenseamento Eleitoral de Santa Catarina Evelyne Monteiro, a maioria das 84 Assembleias de Voto abriram aos eleitores dentro do horário previsto, salientando, contudo, que os pequenos constrangimentos verificados na abertura de algumas mesas de voto deve –se essencialmente a dificuldades na montagem dos biombos e no acesso às chaves para abertura das Assembleias de Voto.

Essa responsável explica ainda que nestas eleições presidenciais houve uma redução das Assembleias de Voto no concelho de Santa Catarina e aumento do números de eleitores, por mesas, comparativamente com as eleições legislativas. As Assembleias de Voto baixaram de 100 para 84, a nível do concelho.

Fraca afluência

Nas primeiras horas de votação, à semelhança de outros pleitos eleitorais, registava – se uma fraca afluência dos eleitores às urnas. Muitas pessoas, sobretudo os católicos, aproveitam as primeiras horas do dia para assistir a missa e fazer visitas na casa de pessoas falecidas, e só depois ir votar, o que se deve verificar agora.

Nestas eleições presidências de 17 de Outubro no concelho de Santa Catarina, estão inscritos 26361 eleitores, distribuídos por 84 mesas.    

Recorde-se que estas são as sétimas eleições presidenciais de Cabo Verde, desde 1991, ano em que pela primeira vez a escolha do PR passou a ser feita pelo voto directo, universal e pluralista.

A eleição para o Presidente da República, que irá suceder a Jorge Carlos Fonseca, no cargo, concorrem sete candidatos: Fernando Rocha Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Alberto Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

PUB

PUB

PUB

To Top