PUB

Política

Presidenciais/Santo Antão: Porto Novo com fraca afluência nas primeiras horas

O dia de eleições presidenciais em Porto Novo, Santo Antão, arrancou com a fraca afluência dos eleitores às urnas, nas primeiras horas. Numa ronda do A Nação pelas principais Assembleias de Voto do município, constatou-se que não houve atrasos, não obstante alguns incumprimentos.

As Assembleias de voto abriram às 7h, em ponto, com todo o material disponível. Contudo, as primeiras horas ficam marcadas pela fraca afluência de eleitores, mas pelo forte cumprimento das medidas sanitárias.

De notar, contudo, que em alguns pontos da cidade, constatou-se a presença de material de campanha perto de algumas Assembleias de Voto, cuja lei limita até aos 500 metros) e, noutros casos, notou-se que o material retirado estava no chão, criando um amontoado de lixo. 

De resto, a votação decorre na normalidade, sem ajuntamentos na parte manhã, e com forte ronda policial, como pudemos constatar, sendo que o combate à boca de urna tem sido prioridade, bem como o combate a outros eventuais incumprimentos da lei eleitoral.

Espera-se, porém, que a afluência às urnas aumente no período da tarde com o fim das celebrações religiosas. 

O município de Porto Novo tem 13.332 eleitores inscritos, distribuídos por 50 Assembleias de Voto.

Recorde-se que estas são as sétimas eleições presidenciais de Cabo Verde, desde 1991, ano em que pela primeira vez a escolha do PR passou a ser feita pelo voto direto, universal e pluralista.

A eleição para o Presidente da República, que irá suceder a Jorge Carlos Fonseca, no cargo, concorrem sete candidatos: Fernando Rocha Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Alberto Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

PUB

PUB

PUB

To Top