PUB

Política

Presidenciais/São Vicente: Manhã de votação marcada pela pouca afluência dos eleitores às urnas

As Assembleias de Voto, em Mindelo, São Vicente, começaram a funcionar sem muitos constrangimentos, porém, com pouca afluência dos eleitores às urnas, durante a manhã. Espera-se que o cenário mude à tarde.

Numa ronda do A NAÇÃO, este online pôde constatar que a votação nas Assembleias de Voto nas escolas primárias de Chã de Alecrim, Monte Sossego e no polo da Universidade de Cabo Verde, no centro de Mindelo, começou tranquila e pontualmente às 7 horas da manhã deste domingo.

Durante esta manhã a afluências dos eleitores ainda é baixa, uma situação que um membro da Comissão Nacional de Eleições (CNE), ouvido pelo nosso online,  classificou de “comum”, pois, a maioria dos eleitores, habitualmente, preferem exercer o seu direito de voto em horários mais “adiantados”.

Nas três assembleias de votação, visitadas pelo A Nação, verificou-se que as regras sanitárias estão a ser seguidas normalmente, com a disponibilização de álcool gel à entrada, utilização de máscaras pelos membros da CNE e dos eleitores, e distanciamento social devido, especialmente, à fraca afluência das pessoas.

Segundo dados da CNE, no total estão inscritos 398.864 eleitores (342.777 no território nacional e 36.970 no conjunto dos países que integram a diáspora), que dispõem de 1.053 mesas de voto nos círculos nacionais e 243 no estrangeiro.

As eleições vão ser acompanhadas por 104 observadores internacionais, sendo 71 da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), 30 da União Africana e três, dos EUA.

A votação para as eleições presidências decorre desde as 7h00 até às 18h00 deste domingo.

Recorde-se que estas são as sétimas eleições presidenciais de Cabo Verde, desde 1991, ano em que pela primeira vez a escolha do PR passou a ser feita pelo voto direto, universal e pluralista.

À eleição para o Presidente da República, que irá suceder a Jorge Carlos Fonseca, no cargo, concorrem sete candidatos: Fernando Rocha Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Alberto Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

PUB

PUB

PUB

To Top