PUB

Cultura

Dia Nacional da Cultura e das Comunidades celebrado com várias actividades

Assinala-se hoje,18 de Outubro, o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades. A efeméride está a ser celebrada a nível nacional com diversas actividades, desde feiras do livro, apresentação de peças teatrais, concertos, declamação de poesia, entre outras, sob o lema “Pela cultura que nos une”.

De entre as actividades previstas para comemorar o Dia Nacional da Cultura e das Comunidadeso Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), através do Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde (IBNCV), realiza hoje e amanhã (18 e 19), uma feira do livro no hall da entrada da Biblioteca Nacional na Várzea, cidade da Praia.

O evento, que visa promover o livro e incentivar a leitura, conta ainda com outras actividades, nomeadamente a apresentação da peça teatral “Chiquinho” com o grupo “Fladu Fla”, destinado aos alunos do terceiro ciclo do ensino secundário, seguido de uma conversa aberta sobre o romance Chiquinho, com o professor Daniel Medina. O evento tem lugar no Auditório Nacional.

Há ainda uma tarde Cultural com música, leitura, declamação de poesia, contos de histórias, que também fazem parte das comemorações na BNCV, na tarde desta segunda-feira,18.

Outras actividades

Paralelamente a estas actividades, o Palácio da Cultura Ildo Lobo acolhe uma exposição da artista plástica guineense Elsie Mafouta, intitulada “Virtuosas”.

Este evento faz parte de um leque de actividades de comemoração da efeméride, propostas da Direcção-Geral das Artes e das Indústrias Criativas.

Ainda na cidade da Praia, a autarquia local tem em agenda um conjunto de actividades sob o lema “Cidadi Kultural – Park d’Art”, que inclui música, dança, teatro, entre outros eventos culturais e recreativos,  que decorrem até 31 de Outubro.

A nível nacional, o Centro Cultural do Mindelo, o Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design, a Comissão Nacional de Cabo Verde para Unesco entre outras instituições, ligadas ao sector da cultura contam com programas comemorativas do mês da Cultura e das Comunidades, nomeadamente, exposições, momentos musicais, feiras do livro, conversas abertas, fóruns, workshops, publicações, conferências e roteiros gastronómicos.

Efeméride

Cabo Verde celebra o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades desde 2005, para relembrar o patrono da cultura cabo-verdiana, o poeta, escritor e jornalista Eugénio Tavares, que nasceu a 18 de Outubro de 1867 na ilha da Brava.

A efeméride vem sendo assinalada desde então, com diversas actividades culturais realizadas a nível nacional, comemorando “eternamente” o Eugénio Tavares.

Este ano, o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades está a ser celebrado sob o lema “Pela cultura que nos une”, proposto pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

PUB

PUB

PUB

To Top