PUB

Hélio Sanches

Hélio Sanches diz aceitar democraticamente o veredicto do povo

O candidato presidencial, Hélio Sanches, diz aceitar “democraticamente o veredicto do povo”, que elegeu José Maria Neves como Presidente da República, e disse esperar que venha a ser um Chefe de Estado de todos os cabo-verdianos.

O candidato Hélio Sanches obteve apenas  2.102 votos, equivalente a 1,2%dos e ficou na quinta posição, segundo os primeiros dados provisórios das eleições presidenciais deste domingo, 17 de outubro.

Diante destes resultados provisórios, Hélio Sanches acompanhado da sua esposa, do mandatário nacional, da juventude, de mulheres e do director de campanha, felicitou José Maria Neves como o quarto candidato eleito democraticamente em Cabo Verde. E diz esperar que José Maria Neves venha a ser o presidente de todos os cabo-verdiano e que cumpra com todos os compromissos assumidos com o povo.

“Em primeiro lugar, gostaria de felicitar o candidato que, ao que tudo indica venceu as eleições na primeira volta, José Maria Neves, esperando que ele efectivamente venha a ser o Presidente da República de todos os cabo-verdianos”, apontou, afirmando que em “democracia é o povo que ordena e é o povo que decide”.

Abstenção

Hélio Sanches admitiu que os resultados não correspondem às expectativas da sua candidatura, indicando que o maior adversário foi a abstenção.

“Infelizmente, a maior parte dos cabo-verdianos não votou e em democracia é o povo que decide, e nós aceitamos democraticamente os resultados”, mencionou Hélio Sanches.

Sanches aproveitou a ocasião para agradecer aos mandatários da sua candidatura, aos membros do movimento de apoio à sua candidatura, e ao povo cabo-verdiano pela forma ordeira como se dirigiu às urnas e pela forma democrática como fizeram a sua escolha.

Ainda um agradecimento, também a todos aqueles que votaram na candidatura de “novos tempos novos líderes” e a todos os outros que não votarem em si.

Hélio Sanches disse também “ não estar surpreso” com os resultados, sendo que estava ciente de que a abstenção seria o maior adversário, destacando que isso demonstra, porém, que o povo cabo-verdiano tem um grande descrédito em relação aos políticos e não acreditam neles.

“Caberá aos políticos, às autoridades fazer a análise desta situação que conduziu a uma grande abstenção”, indicou.

Hélio Sanches garantiu que vai continuar na vida política e almeja transformar o movimento de apoio à sua candidatura numa fundação, sendo que dispõe de uma estrutura a nível nacional e na diáspora.

“Nós vamos continuar na vida política activa, sendo que a maior parte dos membros são jovens, mulheres que fazem a política como uma missão e amor a Cabo Verde, e a partir de amanhã estarei no meu escritório para retomar a minha actividade profissional como advogado”, avançou.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top