PUB

Economia

Retoma turística: Cidade Velha recebe primeiros excursionistas do Navio Cruzeiro MS Europa

Depois de quase dois anos sem receber turistas de navios cruzeiro, devido à pandemia, o sítio histórico da Cidade Velha recebe esta quarta-feira, 20, a partir das 8h00, os primeiros excursionistas, provenientes do Navio Cruzeiro MS Europa.

O momento assinala a retoma do turismo de cruzeiro na ilha de Santiago, e, por outro, a retoma da chegada de excursionistas à Cidade Velha para visitar o sítio Património Mundial Imaterial da Humanidade.

Conforme tratado pelo A NAÇÃO online, depois de estar ao abandono, e de vários constrangimentos enfrentados com a gestão anterior, que era privada, o Roteiro Turístico da Cidade Velha foi reaberto em junho de 2021,passando para a gestão do Estado, sob a coordenação do Instituto do Património Cultural (IPC).

Com seis monumentos integrados, Fortaleza de Real de São Filipe, Sé, Pelourinho, Igreja Senhora do Rosário, Ruínas da Igreja de Nossa Conceição e Convento de São Francisco, a sua retoma impulsiona, segundo o IPC, “a criação de novos serviços para acolher e proporcionar experiências culturais e de lazer aos visitantes, que chegam em número cada vez maior”.

Segundo essa fonte, trata-se de uma dinâmica que refletirá, “seguramente”, na valorização do legado histórico do sítio, no ambiente paisagístico, “criando uma cadeia de valor para o seu desenvolvimento harmonioso e integrado”, assim como para “responder aos anseios da comunidade”.

O IPC garante ainda que as receitas provenientes da exploração turísticas do roteiro, serão geridas através da criação do fundo – Cidade Velha, Património Mundial, que deverão ser canalizadas “direta e indiretamente” aos investimentos ligados à reabilitação do património cultural, bem como, para financiar projetos e formações destinados ao empoderamento da comunidade local.

A visita guiada aos setenta (70) turistas terá início na Fortaleza Real de São Filipe, com uma performance de boas-vindas.

PUB

PUB

PUB

To Top